Links de Acesso

As Últimas de Washington


O chefe da agência nuclear da ONU afirma que a sua investigação às alegações de que o Irão tentou fazer armas nucleares atingiu uma situação de impasse porque o governo de Teerão não está a cooperar.

Mohamed ElBardei afirma que não tem havido movimento por parte do Irão durante os últimos tempos relativamente às preocupações sobre o seu programa nuclear. Elbaradei manifestou o seu desapontamento pelo facto do Irão não ter concordado com a proposta apoiada pela ONU, ao abrigo da qual Teerão enviaria o seu urânio para o estrangeiro para ser enriquecido.

Índia Assinala Ataque a Bombaim

A polícia Indiana mostrou equipamento moderno e residentes de Bombaim efectuaram homenagens fúnebres silenciosas para assinalar o primeiro aniversário dos devastadores ataques desencadeados contra o coração daquela cidade indiana, um o principal centro financeiro do país.

Comandos da polícia fizeram uma demonstração pública, descendo de vários prédios, ostentando armas sofisticadas, embarcando de seguida em viaturas blindadas e integrando uma parada militar pelas ruas de Bombaim.

O novo equipamento faz parte de um investimento de 27 milhões de dólares como parte de um plano para reforçar a segurança daquela cidade indiana de eventuais ataques terroristas.

Peregrinação a Meca

Na Arábia Saudita, peregrines muçulmanos sobem ao Monte Arafat num ritual anual da peregrinação Hajj, após um dia de chuva intensa e de cheias, que resultaram na morte de, pelo menos, 77 pessoas.

Esta quinta-feira, já sob um céu claro, milhares de peregrinos aglomeraram-se em redor da Mesquita do Monte Arafat para ouvir as orações da tarde, naquele que é o segundo dia dos muçulmanos à cidade santa de Meca.

As autoridades sauditas especificam que as mortes ocorreram na cidade portuária de Jeddah, onde fortes chuvadas inundaram, na quarta-feira, as ruas encurralando pessoas dentro dos seus automóveis.

OCampo Quer Investigar

Distúrbios e Mortes no Quénia

O promotor de justiça principal do Tribunal Penal Internacional está à espera de autorização para efectuar uma investigação formal aos actos de violência que se seguiram às eleições de 2008, no Quénia.

Luís Moreno-Ocampo disse, durante uma conferência de imprensa, em Haia, que pediu aos juízes para autorizarem a investigação.

Perto de 1300 pessoas foram mortas durante motins e violência étnica desencadeada pelas controversas eleições presidenciais no Quénia.

Em Setembro, Moreno-Ocampo disse que o Tribunal Penal Internacional irá julgar "os principais responsáveis" pela violência e pelas mortes.

Jornalistas Libertados na Somália

Na Somália, foram libertados dois jornalistas estrangeiros que estiveram reféns durante mais de 15 meses.

A jornalista canadiana Amanda Lindhout e o repórter fotográfico Nigel Brenan foram postos a bordo de um avião ligeiro, na capital somali, Mogadixo.

Os dois jornalistas foram libertados na quarta-feira, depois de meses de negociações, depois de terem sido raptados, a par de um jornalista somali, próximo de Mogadixo, em Agosto de 2008. O jornalista somali foi libertado seis meses depois de ter sido capturado.

A jornalista Amanda Lindhout disse ter sido espancada e torturada durante o seu cativeiro. Os raptores receberam um milhão de dólares pela sua libertação.

Presidente Eritreu Adverte

O presidente da Eritrea afirma que a comunidade internacional irá lamentar quaisquer sanções que venha a impor ao seu país pelo seu alegado apoio aos rebeldes na Somália.

Esta foi a primeira vez que o presidente Isaías Afwerki se pronunciou sobre as propostas sanções, que diplomatas na ONU afirmaram estar a considerar, na semana passada.

Os EUA e outros países membros do Conselho de Segurança afirmam que a Eritreia está a fornecer ajuda ao grupo rebelde al-Shabab, dando-lhe dinheiro e armas apoiando o seu combate contra o governo da Somália.

Americanos Celebram

Dia de Acção de Graças

Milhões de americanos estão hoje a celebrar o Dia de Acção de Graças, um feriado nacional, em que família e amigos se reúnem para um anual, recriando a ceia que os primeiros colonizadores britânico tiveram em 1863 para o facto de terem chegado a terra firme após meses de viagem no mar.

O Dia de Acção de Graças, que se assinala nos EUA na quarta quinta-feira de Novembro é um dos mais festejados dias de festa do ano, com milhões de americanos viajando para se reunirem com familiares e amigos em redor de uma refeição tradicional habitualmente constituída por perú assado, puré de batata e tarte de abóbora para sobremesa.

O presidente Barack Obama, dirigiu aos americanos uma mensagem alusiva à data, desejando que no Dia de Acção de Graças do próximo ano muitos dos americanos que perderam os seus empregos voltem a encontrar trabalho.


Relacionados

XS
SM
MD
LG