Links de Acesso

Vigésimo Aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças


As nações estão a comemorar em eventos especiais o vigésimo aniversário da Convenção de Genebra sobre os Direitos das Crianças, que entrou em vigor em 1989.Todos os países do mundo, com a excepção da Serra Leoa e dos Estados Unidos assinaram a Convenção.

Tracy, de 12 anos de idade, é uma das 23 crianças, que representam 16 países, que participam em sessões, debates e mais eventos integrados nas celebrações do vigésimo aniversário da Convenção de Genebra sobre os Direitos das Crianças. Tracy participa activamente, na sua qualidade de membro do Conselho do World Vision para as Crianças, no Líbano. Ela identificou alguns dos problemas que as crianças enfrentam no seu país:

Ela disse que um desses problemas é o abuso físico das crianças nas escolas e em caso, o outro é o abuso sexual.

Outra participante na Convenção é Frederica, de 16 anos de idade, da Serra Leoa, um país, diz ela, onde as crianças da sua idade são violadas, constituindo uma situação que vai de mal a pior.

Adiantou que muitas coisas acontecem que são contra os nossos interesses…por exemplo, as constantes violações dos estatutos das convenções, aprovados com o objectivo de nos proteger…há muita violência, envolvendo casos de tráfico de crianças…a situacao é muito má na Serra Leoa, no entanto, afirmou esperar que as coisas venham a melhorar no futuro.

Outro depoimento, na Convenção de Genebra, foi o doutra criança, Clara, do Conselho de Acção de Planeamento da Juventude do Canadá. Disse ela sentir-se na obrigação de informar as outras crianças acerca dos seus direitos:

"Acho eu ser essa a minha responsabilidade…tendo em vista os recursos à nossa disposição para as crianças, famílias e comunidades no mundo …que não podem expressar as suas condições, cujos direitos não são respeitados…vou tentar ajudá-las a todas na medida do possível", afirmou.

Clara observa que muitos adultos não sabem que as crianças têm direitos.

Por outro lado, muitos países assinaram a Convenção de Genebra sobre os Direitos das Crianças. Todavia a supressão dos direitos das crianças continua a ser um grande problema através do globo.

Relacionados

XS
SM
MD
LG