O Brasil celebra nesta sexta-feira, com eventos em todo o país, o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi criada para estimular a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
Em algumas cidades do país, o 20 de novembro é feriado. Mas, mesmo onde isso não acontece, várias ações lembram a importância do dia.
Um dos eventos mais importantes acontece na noite desta sexta-feira, na Bahia, e deverá contar com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Em ato público, serão assinados 29 decretos para a titulação de comunidades de quilombos de 13 estados.
O ministro brasileiro Edson Santos, titular da Secretaria Especial de Política de Promoção da Igualdade Racial, aproveita a data para pedir aos afro-brasileiros persistência na luta pela ocupação de seus espaços na sociedade.
Nesta entrevista, o ministro fala, entre outras coisas, sobre os dois grandes focos das políticas do governo Lula voltadas para dar aos negros brasileiros oportunidades mais próximas das que os brancos possuem.