Links de Acesso

Últimas de Washington


No Afeganistão, um atentado bombista no sudoeste do país matou pelo menos 16 pessoas ferindo dezenas de outras.

A bomba explodiu em pleno centro da cidade de Farah, a capital da província do mesmo nome, não muito longe do palácio do governador.

Por outro lado, uma bomba colocada na berma da estrada vitimou outras 3 pessoas na província de Khost no leste do país.

Estes ataques verificam-se um dia depois da tomada de posse de Hamid Karzai para um segundo mandato como presidente do Afeganistão.

Paquistão: mísseis matam militantes islâmicos


No Paquistão, supostos mísseis americanos mataram hoje pelo menos 8 pessoas incluindo militantes islâmicos num ataque no noroeste do país.

Fontes oficiais paquistanesas afirmaram que os dois mísseis atingiram uma base dos talibãs na aldeia de Mir Ali no Waziristão do Norte, uma região fronteiriça com o Afeganistão e considerada como um bastião dos militantes.

As entidades militares americanas nunca confirmam este ataques desencadeados a partir de aviões teleguiados.

Índia: sabotagem causa descarrilamento


Na Índia, supostos rebeldes maoístas sabotaram uma linha de caminhos-de-ferro no leste do país causando o descarrilamento de um comboio de passageiros e matando 2 dos passageiros.

Mais de 30 pessoas ficaram feridas neste incidente no estado de Jharkland.

Este ataque verifica-se no momento em que aquele estado indiano se prepara para eleições ainda este mês.

Os maoístas têm levado a cabo uma sangrenta campanha na Índia desde há 4 décadas exigindo reformas agrárias e empregos para os pobres. Milhares de pessoas morreram em consequência dos seus ataques.

Irão: novo apelo para aceitar proposta da ONU

O director da agência internacional de energia atómica apelou ao Irão para que aceite a proposta para o envio do seu urânio para enriquecimento no estrangeiro.

Mohamed el Baradei afirmou esperar que o Irão não desperdice o que considerou como uma oportunidade única.

Na quarta-feira o ministro iraniano dos negócios estrangeiros do Irão afirmou que o seu país não processaria o seu urânio enriquecido no estrangeiro conforme previsto numa proposta mediada pelas Nações Unidas.

O presidente americano Barack Obama afirmou entretanto que a sua administração tinha dado inicio a conversações com os países aliado acerca das repercussões da recusa de Teerão em aceitar a proposta.

Nigéria recebe ajuda da União Europeia


A União Europeia anunciou a concessão à Nigéria de ajuda ao desenvolvimento no montante de mil milhões de dólares.

Vários objectivos são definidos no acordo com cerca de metade daquele montante destinado à promoção da boa governação, direitos humanos e luta contra a corrupção.

Os fundos servirão também para a reestruturação do sistema eleitoral nigeriano antes do começo do novo ciclo eleitoral em 2011.

Egipto: violência vitima beduíno


No Egipto, um beduíno morreu em confrontos com a polícia na província do Sinai.

O incidente ocorreu na aldeia de Balouzah no norte do Sinai cerca de 50 km do Canal de Suez.

O tiroteio começou depois de os beduínos terem confrontado a polícia depois de vários membros da sua tribo terem sido acusados de crimes.

Desde há muito que os beduínos do Sinai se queixam de serem alvo de discriminação por parte da polícia egípcia.


XS
SM
MD
LG