Links de Acesso

Últimas de Washington


O presidente americano, Barack Obama prossegue o seu périplo asiático encontrando-se já na Coreia do Sul.

No topo da agenda das conversações de Obama em Seoul, a quarta e última etapa desta sua viagem, estará a questão do programa nuclear da Coreia do Norte.

Essa questão foi igualmente analisada em Pequim durante as conversações que o presidente Obama manteve com as autoridades chinesas.

No final da visita a Pequim, ambos os lados comprometeram-se a estreitar as relações bilaterais.

Obama diz que América "está no bom caminho"

O presidente americano, Barack Obama, afirmou que a sua administração "está no bom caminho" tanto doméstica como internacionalmente no momento em que se aproxima o seu primeiro aniversário na Casa Branca.

Numa entrevista à rede de televisão CNN durante a sua visita a Pequim, Obama afirmou que estava inteiramente confiante na aprovação da legislação reformando o sistema de saúde nacional apesar de persistirem algumas divisões no seu próprio Partido Democrático acerca da questão.

O presidente americano defendeu igualmente a recente decisão do Procurador-geral Eric Holder de julgar em Nova Iorque Khalid Sheik Mohammed, o alegado cérebro dos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 assim como 4 dos seus cúmplices.

Afeganistão: Clinton apela à luta contra a corrupção


A secretária de estado americana, Hillary Clinton apelou às entidades oficiais afegãs para que lutem contra a corrupção e melhorem a transparência do governo.

Clinton fez tal declaração na véspera da tomada de posse do presidente afegão Hamid Karzai.

A secretária de estado americana deverá assistir amanhã em Cabul às cerimónias de tomada de posse que serão realizadas à porta fechada e com grande aparato de segurança.

Iraque: possível adiamento das eleições


A comissão eleitoral iraquiana anunciou que congelou os preparativos para as eleições gerais previstas para Janeiro depois do vice-presidente sunita, Tariq al-Hashemi ter vetado parte da lei eleitoral.

Al-Hashemi afirmou que pretendia uma maior representação dos iraquianos que vivem no estrangeiro, muitos deles árabes sunitas.

Al-Hashemi é um dos 3 membros do conselho presidencial iraquiano que tem que aprovar a lei eleitoral antes da realização do escrutínio.

Os legisladores iraquianos terão agora que voltar a redigir a lei eleitoral o que poderá traduzir-se por um adiamento das eleições gerais.

Piratas somalis voltam a atacar


Forças de segurança a bordo de um navio da marinha mercante americana rechaçaram hoje um ataque de piratas somalis.

Os piratas atacaram com armas automáticas o navio "Maersk Alabama" que se encontrava a centenas de km da costa somali.

Os guardas a bordo do porta-contentores responderam com armas de pequeno calibre e manobras evasivas afastando os piratas do navio.

De referir que em Abril passado o "Maersk Alabama" foi desviado por piratas somalis que mantiveram refém o capitão do navio, Richard Phillips, durante 5 dias.

Somália: mulher apedrejada até à morte

Na Somália, o grupo militante islâmico al-Shabab afirmou que uma mulher foi apedrejada até à morte e o seu namorado levou cem vergastadas acusados de manterem uma relação amorosa.

A mulher de 29 anos de idade foi executada perante 200 espectadores na região de Bakool no sul do país.

Segundo um juiz daquele grupo militante a mulher em questão confessou a sua relação com um homem solteiro de 20 anos de idade. O juiz acrescentou que as penas foram aplicadas de acordo com a Sharia, a lei islâmica.

Sudão: violência étnica no sul do país


Entidades oficiais no sul do Sudão afirmaram que 47 pessoas morreram e outras 16 ficaram feridas em consequência de conflitos étnicos na região.

As mesmas fontes acrescentaram que os incidentes envolveram elementos das tribos Mundari e Dinka. Alegadamente elementos da tribo Mundari atacaram duas manadas de gado pertencentes aos Dinka.

Segundo as Nações Unidas, a violência étnica na região semi-autónoma do sul do Sudão já causou a morte de mais de 2 mil pessoas desde o princípio do ano.






XS
SM
MD
LG