Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


O Afeganistão disse que sete membros das forças de segurança foram mortos por engano num ataque aéreo da NATO na parte ocidental do país.

O ministério da defesa afegão disse que quatro soldados afegãos e três polícias foram mortos num ataque aéreo sexta-feira na província de Badghis. Outros membros das forças de segurança ficaram feridos.

Anteriormente as autoridades afegãs e das forças internacionais tinham afirmado estar a investigar um incidente em que mais de 25 membros das forças afegãs e internacionais teriam sido mortos ou feridos na mesma aérea na Sexta-feira.

Uma declaração da NATO afirmou que está a decorrer uma investigação para se averiguar se um bombardeamento aéreo aliado causou algumas das baixas. Um porta voz disse que o incidente ocorreu quando forças internacionais e afegãs estavam a tentar localizar dois soldados americanos que desapareceram na Quarta-feira na parte ocidental do Afeganistão.

Uma entidade policial afegã disse que os dois soldados morreram afogados quando tentavam recuperar caixas com mantimentos que haviam caído na água depois de terem sido atirados par ao local de para quedas.

Paquistão reivindica Sucessos Contra Taliban

No Paquistão as autoridades militares disseram que 12 militantes foram mortos nas últimas operações contra rebeldes Taliban no Waziristão do Sul.

Numa declaração as autoridades disseram terem-se registado combates ontem pelo controlo de Makeen, uma zona considerada como sendo a principal base dos Taliban paquistaneses.

A declaração disse que se registaram também combates em Sararogha outro local de forte implantação dos Taliban.

Cinco soldados paquistaneses foram feridos nas operações

Obama Descreve Massacre de "triste" e "desprezível"

O Presidente dos Estados Unidos Barack Obama descreveu o massacre de Quinta-feira em Fort Hood no Texas como um acto triste e desprezível.

No seu discurso semanal pela rádio Obama saudou o valor, altruísmo e unidade dos soldados que acorreram ao local do tiroteio e ajudaram os feridos.

Treze pessoas foram mortas e 30 outras feridas no ataque. As autoridades disseram que o Major do exército Nidal Malik Hasan fez uso de uma arma semi automática e de uma outra arma para disparar sobre soldados e civis dentro de um edifício da base antes de ter sido atingido quatro vezes por uma agente da polícia.

O exército recusou-se a discutir o possível motivo do ataque mas o Presidente Obama e outras entidades oficiais avisaram para se não tirar conclusões prematuras.

Obama deu ordens para que a bandeira do país na Casa Branca e em edifícios do governo federal seja colocada a meia haste em honra dos mortos.

Chefe do Governo Chinês na Cimeira África – China

O primeiro ministro chinês Wen Jiabao encontra-se no Cairo onde manteve conversações com o presidente egípcio Hosni Mubarak sobre a cimeira China - África que se inicia Domingo em Sharm el –Sheikh

Os dirigentes de 49 países africanos deverão participar na reunião que vai discutir a cooperação política e económica com a China.

Na cimeira a China deverá anunciar novos créditos e empréstimos de milhares de milhões de dólares.

No cairo Wen e Mubarak discutiram também as relações bilaterais.

O dirigente chinês discursou também na sede da Liga Árabe no Cairo onde falou sobre as perspectivas de fortalecimento das relações entre o seu país e o mundo Árabe.

Dirigentes Malgaxes Assinam Acordo

Os principais dirigentes políticos malgaxes assinaram um acordo de divisão de poder que visa pôr termo á crise política que resultou num golpe de estado em Março.

O actual presidente Andry Rajoelina e o derrubado presidente Marc Ravalomanana bem como os antigos presidentes Albert Zafy e Didier Ratsiraka assinaram o acordo hoje em Addis Abeba.

Rajoelina vai permanecer presidente até às eleições previstas para o próximo ano sendo secundado por dois co-presidentes e um primeiro-ministro.

Entidades oficiais disseram que o Presidente Ravalomanana não fará parte do governo de transição mas nomeará um aliado para representar o seu partido.

Legisladores Iranianos Opõem-se a Acordo Nuclear.

Alguns legisladores iranianos afirmaram que o Irão vai rejeitar uma proposta apoiada pela ONU para que o urânio do país seja enviado para o estrangeiro para ser enriquecido.

A agência de notícias semi-oficial iraniana ISNA citou um proeminente legislador conservador, Alaedin Broujerdi, como tendo dito que o Irão não vai enviar para o estrangeiro nenhum dos seus 1.200 Quilos de urânio enriquecido.

A França, Rússia e Estados Unidos têm estado a apelar ao Irão para trocar cerca de sete por cento do seu urânio enriquecido a baixo - nível por combustível nuclear de modo a eliminar receios internacionais que o urânio possa ser usado para fabricar uma bomba.

Um outro legislador conservador Hoseein Hosein disse que o Irão não pode confiar nas promessas internacionais e portanto não pode aceitar essas propostas.

XS
SM
MD
LG