Links de Acesso

As Últimas de Washington


Pedida Investigação à Violência Pós-Eleitoral no Quénia

O procurador da justiça do Tribunal Penal Internacional disse acreditar que crimes contra a humanidade e que requerem a imediata investigação foram cometidos durante a violência pós-eleitoral no Quénia.

Numa conferência de imprensa em conjunto com o presidente queniano, Mwai Kibaki e com o primeiro-ministro Raila Odinga, Luís Moreno Ocampo anunciou que vai por conseguinte encaminhar em Dezembro próximo um pedido nesse sentido, aquele tribunal.

Moreno Ocampo disse pretender fazer do Quénia, um exemplo no mundo na solução para os casos de violência.

Aquele procurador da justiça prometeu por outro lado perseguir judicialmente os responsáveis pelos distúrbios que culminaram em acções de violência étnica que resultaram na morte de mais de 1300 pessoas, no inicio de ano de 2008.

Tanto presidente Kibaki como o primeiro-ministro Odinga expressou o seu apoio a decisão daquele procurador da justiça de levar o caso à consideração do Tribunal Penal Internacional.

Mwai Kibaki sublinhou entretanto os esforços nacionais no sentido da instituição de um mecanismo judicial que lide com os autores da violência pós eleitoral.

Rendição de Comandante Rebelde Ugandês

As forças armadas ugandesas confirmaram quinta-feira a rendição de um alto comandante dos rebeldes do Exército de Resistência do Senhor.

De acordo com um porta-voz, Charles Arap entregou-se às unidades das forças ugandesas envolvidas nas operações no noroeste da República Democrática do Congo.

Aquele porta-voz militar lembrou ainda que Arop tinha sob o seu comando mais de 100 guerrilheiros, mas que apenas ele se rendeu na terça-feira às forcas governamentais ugandesas.

A organização activista dos direitos humanos, Human Rigts Watch acusa Charles Arap de ter liderado o ataque contra a cidade congolesa de Faradje que resultou na morte de 143 pessoas, na sua maioria civis. Foram raptadas ainda durante o ataque cerca de 160 crianças.

Com o apoio das forças congolesas e de forças sulista sudanesas, os militares ugandeses têm estado no encalço dos rebeldes do Exército de Resistência do Senhor que operam na fronteira comum com a República Democrática do Congo.

Desconhece-se entretanto o paradeiro de Joseph Koni, o líder daquele movimento rebelde ugandês.

Apresado Navio Cargueiro Grego

Piratas Somalis apreenderam um cargueiro grego e os seus 21 tripulantes ao largo da costa da África Oriental.

A força naval anti-pirataria da União Europeia na região disse que o cargueiro Delvina foi apreendido na manhã de quinta-feira quando navegava com destino ao porto tanzaniano de Zanzibar.

As forças navais da NATO na região, confirmaram a apreensão da embarcação.

De acordo com a União Europeia, o navio tinha 21 tripulantes, sendo sete de nacionalidade ucraniana e 14 filipinos.

Ainda segundo aquela organização europeia, o navio Delvina encontrava-se a 480 quilómetros a sudoeste da cidade de Mombaça, no Quénia.

Realce-se que os piratas somalis mantêm actualmente e em sua posse pelo menos nove navios e um total de cem elementos das respectivas tripulações

Sob a custódia dos piratas permanece igualmente o casal britânico, Paul e Rachel Chandler, interceptados num iate à vela há duas semanas atrás, nas águas da costa oriental de África.

Hezbollah Desmente Ligação a Carregamento de Armas

O grupo militante libanês, Hezbollah desmentiu de forma enérgica a alegada ligação do grupo, com o carregamento de armamento interceptado pelas forças navais israelitas.

O grupo tornou hoje pública a sua posição, numa declaração na qual acusa ainda os israelitas de terem praticado um acto de pirataria.

Ontem, "comandos" israelitas interceptaram um cargueiro com toneladas de armamento a bordo, incluindo mísseis e granadas. De acordo com Israel, esses armamentos teriam por proveniência o Irão, com destino ao movimento islâmico Hezbollah, através da Síria.

Tanto Damasco como Teerão desmentiram já a acusação israelita.

O comandante da marinha israelita Rani Ben Yehuda disse aos jornalistas que o armamento apreendido encontrava-se camuflado em forma de carga civil e que fora descoberto durante operações de buscas realizadas a um navio com pavilhão da Antígua, no porto mediterrânico israelita de Ashod.

ONU Retira Pessoal do Afeganistão

As Nações Unidas revelaram que vão temporariamente transferir 600 membros do seu pessoal expatriado no Afeganistão, por razões de segurança.

O porta-voz das Nações Unidas disse que aquela organização internacional tinha decidido transferir metade dos seus mil e cem funcionários estrangeiros no Afeganistão, para áreas mais seguras fora do país.

Na semana passada, homens armados talibãs assassinaram cinco funcionários da ONU, durante um assalto a uma residência em Cabul.

Por seu turno, as forças da NATO revelaram que um soldado americano foi morto na sequência de um ataque das forças talibãs contra uma patrulha das forças internacionais na parte leste do Afeganistão.

Enquanto isso, o primeiro ministro britânico Gordon Brown garantiu que o seu país vai continuar engajado militarmente no Afeganistão, apesar da morte de cinco soldados britânicos por um agente da polícia afegã, num incidente registado na terça-feira última na província de Helmand.

Relacionados

XS
SM
MD
LG