Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


Afeganistão: Abdullah Abandona Corrida á Presidencia

No Afeganistão o oponente do presidente Ahmid Karzai às presidenciais de 7 de Novembro disse que decidiu abandonar a corrida á presidência.

Abdullah Abdullah anunciou a sua decisão hoje em Cabul acusando o governo de não respeitar as suas exigências para eleições justas.

O antigo ministro dos negócios estrangeiros tinha exigido a substituição do director da comissão eleitoral que administrou a primeira volta em Agosto marcada por muita fraude.

Entidades oficiais disseram que as eleições do próximo Domingo vão decorrer com Karzai como único candidato.

Um porta voz de Karzai disse que este acredita queas eleições são a via certa para o povo afegão.

Depois de anunciar a sua decisão de se retirar das eleições Abdullah apelou no entanto aos seus apoiantes para não saírem à rua para se manifestarem contra o processo.

Abdullah não apelou também a um boicote ás eleições.

A embaixada americana em Cabul disse que os Estados Unidos continuam empenhados em apoiar o povo afegão a seguir o seu processo eleitoral constitucional e está pronto a trabalhar com o próximo governo afegão.

Valeria Jarret, conselheira do presidente Obama disse esta manhã numa cadeia de televisão não considerar a desistência de Abdullah como um problema.


Paquistão: Ministro Promete Vitória contra Taliban.

O ministro dos negócios estrangeiros do Paquistão disse que as forças militares do país deverão expulsar até Dezembro os militantes Taliban das zonas montanhosas ao longo da fronteira com o Afeganistão.

Shah Mahmood Qureshi disse na Malásia que a ofensiva no Waziristão do Sul tem tido muito sucesso e que os combatentes Taliban estão em fuga.

As autoridades militares disseram que nas ultimas 24 horas da ofensiva as suas forças mataram nove terroristas e prenderam dois outros. Dois soldados governamentais morreram nos combates.

As autoridades militares disseram também controlar metade de Kanigurram, um centro operacional Taliban e uma base de combatentes Uzbeques.

As declarações dos militares não pode ser confirmadas independentemente porque jornalistas não podem entrar na zona da ofensiva.

Por outro lado entidades oficiais paquistanesas disseram que militantes fizeram explodir uma escola de raparigas na região tribal de Khyber.

Várias pessoas foram feridas na explosão.

A Al Qaida e os Taliban que se opõem á educação de mulheres já destruíram centenas de escolas através do país.

Pelo Menos Oito Mortos em Atentados Bombistas no Iraque.

A polícia iraquiana disse que pelo menos oito pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas em atentados bombistas no Domingo.

A polícia disse que uma bomba amarrada a uma bicicleta explodiu num mercado na cidade de Mussayab a cerca de 60 quilómetros a sul de Bagdad. Pelo menos cinco pessoas morreram e 37 outras ficaram feridas nessa explosão.

Em Ramadi a cem quilómetros a ocidente da capital a polícia disse que duas bombas explodiram no espaço de poucos minutos causando a morte de duas pessoas e ferimentos em quatro outras.

Uma quarta bombo colocada num autocarro explodiu quando este se aproximava de um posto de controlo da polícia na cidade sagrada shiíta de Karbala.

Pelo menos uma pessoa morreu e doze outras ficaram feridas.

Ninguém reivindicou responsabilidade pelos atentados.

Palestinianos acusam Clinton.

Dirigentes palestinianos acusaram os Estados Unidos de minarem os esforços de paz no Médio Oriente após a Secretária de Estado Hillary Clinton ter saudado Israel por ter feito o que chamou de concessões sem precedente para se recomeçar as negociações.

No Sabado Clinton disse que Israel tinha proposto limitar a expansão de colonatos judeus em resposta a preocupações palestinianas sobre a questão. Tanto Clinton como o primeiro ministro israelita Benjamin Netanyauh disseram que os palestinianos nunca tinham no passado exigido um congelamento dos colonatos como condição para o recomeço das negociações.

Falando á rádio israelita no Domingo o principal negociador palestiniano Saeb Erekat reafirmou que não haverá um regresso ás conversações até Israel congelar toda a construção de colonatos.

Clinton reuniu-se com o presidente palestiniano Mahmoud Abbas no Domingo e depois com o primeiro ministro israelita.

Clinton encontra-se agora em Marrocos parte do seu périplo diplomático para tentar recomeçar negociações entre israelitas e palestinianos.

Clinton deverá reunir-se com ministros dos negócios estrangeiros árabes esta semana na cidade de Marraquexe .

Lider da Oposição Iraniana Apela à Continuação da Luta

O derrotado candidato presidencial iraniano Mir Hossein Mousavi apelou aos seus apoiantes para continuarem a luta por mudanças políticas.

Numa declaração publicada na sua página da internet, Mousavi disse que o seu movimento vai continuar firme nas suas exigências. A oposição afirma que as eleições presidenciais de 12 de Junho foram falsificadas a favor do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Mousavi pareceu também indicar aos seus apoiantes para participarem em comícios na Quarta-feira quando se assinalar o trigésimo aniversário da tomada por estudantes da embaixada americana em Teerão.

Entidades oficiais dos serviços de segurança avisaram já a oposição para não organizarem manifestações a quatro de Novembro.

O antigo presidente iraniano e reformista Mohammad Khatami disse também no Sábado que os seus apoiantes vão continuar a criticar o actual governo.

Adiadas Eleições Presidenciais na Costa do Marfim

O presidente da Costa do marfim Lauren Gbagbo e dirigentes das antigas forças rebeldes do país disseram que as eleições presidenciais previstas para 29 de Novembro serão adiadas.

Gbagbo e dirigentes das chamadas Novas Forças citaram atrasos na publicação da uma lista provisória de eleitores como razão para o adiamento.

A comissão eleitoral entregou a lista ao presidente com dois meses de atraso no início de Outubro e a lista tem ainda que ser submetida a um período de revisão de 30 dias.

O presidente e os antigos rebeldes disseram em separado que o atraso torna impossível a votação a 29 de Novembro.

As eleições presidenciais da Costa do Marfim já foram adiadas várias vezes desde 2005, principalmente devido a disputa sobre quem é elegível de votar.


Sudão Inicia registo Eleitoral para Eleiçôes Multi-partidárias

No Sudão iniciou-se o processo de registo de eleitores para as primeiras eleições multi-partidárias dos últimos 24 anos.

Entidades da comissão nacional de eleições do Sudão disseram que centros de registo abriram Domingo através do país

Os eleitores sudaneses vão eleger um presidente, parlamento e governadores estaduais nas eleições marcadas para Abril.

As eleições são parte de um acordo de paz de 2005 que pôs termo à guerra civil de 21 anos entre o norte e o sul.

Em 2011 haverá um referendo no sul do Sudão para os eleitores dessa região decidirem se querem ou não tornar-se independentes do Sudão.

No Sábado o presidente do sul do Sudão Salba Kiir apelou aos eleitores da região para escolherem a independência. Kiir disse que um voto a favor de manter a unidade do Sudão deixaria a população do sul do Sudão como cidadãos de segunda classe no seu próprio país.

Foi a primeira vez que Kiir, que é também vice presidente no governo central do Sudão apelou abertamente para a secessão do sul.

Onze Mortos em desastre de Aviação na Rússia

Na Rússia as autoridades anunciaram que um avião de carga militar se despenhou ao levantar voo na parte leste da Sibéria causando a morte de todas as 11 pessoas a bordo.

Investigadores disseram que o avião Ilyushin 76 de quatro motores tinha acabado de levantar voo de Mirny quando a cerca de 20 metros de altitude se inclinou e despenhou explodindo no embate.

O avião despenhou-se a cerca de dois quilómetros da pista mas não há notícias de vítimas em terra.

A agência de notícias itar Tass disse que se registava bom tempo na altura do acidente, acrescentando que as caixas negras do avião foram recuperadas.

O Ilyushin 76, que neste caso pertencia ao ministério do interior russo tem capacidade para transportar 40 toneladas de carga, incluindo veículos blindados.

XS
SM
MD
LG