Links de Acesso

Últimas de Washington


No Paquistão, fontes militares anunciaram a captura da cidade natal do líder dos talibãs Hakimullah Mehsud na sequência de vários dias de violentos confrontos no Waziristão do Sul.

O porta-voz do exército paquistanês declarou que a cidade de Kotkai foi hoje tomada acrescentando que 12 militantes e 2 soldados governamentais morreram nos combates.

Esta operação inseriu-se na actual ofensiva do exército paquistanês nas regiões tribais dos rebeldes talibãs ao longo da fronteira com o Afeganistão.

Afeganistão : talibãs ameaçam eleitores

No Afeganistão, os rebeldes talibãs advertiram os afegãos de que não devem votar na segunda volta das eleições presidenciais de 7 de Novembro ameaçando atacar aqueles que participem.

Numa declaração hoje emitida, os talibãs denunciaram as eleições e afirmaram que quem votasse fazia-o por sua conta e risco.

Os talibãs fizeram ameaças semelhantes antes da primeira volta das presidenciais a 20 de Agosto.

Na altura verificaram-se ataques com rockets e alguns eleitores viram amputados os dedos marcados com a tinta identificando os eleitores que já tinham votado.

Irão: inspectores internacionais chegam hoje


Inspectores das Nações Unidas iniciam hoje uma visita de 3 dias aos Irão para inspeccionar uma das controversas instalações de enriquecimento de urânio daquele país.

A equipa da Agência Internacional de Energia Atómica deverá deslocar-se já amanhã aquelas instalações na localidade de Qom.

Teerão afirmou que tinha permitido esta visita para demonstrar a sua boa vontade e para garantir ao mundo que as suas actividades nucleares têm fins pacíficos.

Sudão: francês raptado em Darfur

O Comité Internacional da Cruz Vermelha anunciou que os raptores de um dos seus funcionários sequestrado na região sudanesa de Darfur afirmaram que ele se encontrava de boa saúde.

Os raptores não permitiram contudo que responsáveis da Cruz Vermelha falassem directamente com Gauthier Lefevre. Não fizeram por outro lado quaisquer reivindicações.

Lefevre, de origem francesa, deslocava-se num veículo claramente identificado como pertencendo à Cruz Vermelha quando foi raptado perto da localidade de Al Geneina em Darfur Ocidental.

Zimbabué: polícia faz rusga a instalações do MMD

No Zimbabué, a polícia efectuou uma rusga a uma casa pertencendo ao partido do primeiro-ministro Morgan Tsvangirai em mais um atropelo ao frágil governo de unidade do país.

O secretário-geral do Movimento para a Mudança Democrática de Tsvangirai afirmou que cerca de 50 polícias passaram uma busca na casa na sexta-feira dizendo estarem à procura de armas.

Tendai Biti disse ainda que a polícia confiscou bens pertencentes ao partido que se encontravam naquela casa usada por dirigentes do MDC quando visitam a capital zimbabueana.

Níger: partido do presidente ganha controversas eleições


No Níger, a Comissão Eleitoral anunciou que o partido do presidente Mamadou Tandja obteve uma clara maioria nas eleições legislativas que foram alvo da condenação internacional.

Segundo a comissão, o partido do presidente nigerino conseguiu 76 dos 133 lugares do Parlamento.

A oposição boicotou o escrutínio de terça-feira passada que a comunidade internacional considerou como uma tentativa ilegal do presidente Tandja em manter-se no poder por tempo indeterminado.

Estados Unidos: presidente Obama declara gripe suína como emergência nacional


O presidente americano Barack Obama declarou hoje a gripe suína como uma emergência nacional.

A proclamação da Casa Branca hoje publicada incrementa a capacidade de resposta do país à epidemia.

No inicio da semana a secretária para a segurança interna dos Estados Unidos Janet Napolitano anunciou que um montante de 3 mil milhões de dólares tinha sido enviado para hospitais através do país para ajudar a fazer frente aos custos das hospitalizações relacionadas com o vírus H1N1.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, já morreram cerca de 5 mil pessoas através do Mundo por causa da gripe suína.

Aqui nos Estados Unidos o vírus já matou um milhar de pessoas e mais de 20 mil tiveram que ser hospitalizadas.

XS
SM
MD
LG