Links de Acesso

Últimas de Washington


Comandos paquistaneses puseram termo à tomada do quartel-general em Rawalpindi por um grupo de militantes islâmicos.

Os militares atacaram o edifício pouco antes da madrugada de hoje libertando os 39 reféns que se encontravam em poder dos militantes desde sábado de manhã.

Um porta-voz do exército paquistanês afirmou que 3 reféns, 2 militantes e 2 soldados morreram durante o ataque.

Turquia quer retirada da Arménia de Nagorno-Karabakh

O primeiro-ministro da Turquia afirmou que a Arménia necessita de retirar as suas tropas do enclave separatista de Nagorno-Karabakh no Azerbaijão antes da Turquia poder reabrir a fronteira entre os dois países.

Recep Erdogan fez tal declaração um dia depois da Turquia e da Arménia terem concluído um acordo para normalizar as relações após um século de hostilidade.

O primeiro-ministro turco acrescentou que a retirada das forças arménias facilitaria a ratificação pelo Parlamento turco do acordo normalizando as relações.

Iraque: série de atentados faz 16 mortos

No Iraque, 16 pessoas morreram e dezenas de outras ficaram feridas numa série de atentados bombistas na cidade de Ramadi na zona ocidental do país.

Tratou-se da terceira série de ataques do género em menos de uma semana na província ocidental de Anbar.

Os ataques de hoje não foram ainda reivindicados. A província de Anbar foi em tempos um bastião dos rebeldes sunitas. Contudo a violência desceu substancialmente em 2006 quando as tribos sunitas decidiram aliar-se às forças americanas para lutar contra a organização terrorista al-Kaida.


Afeganistão: representante da ONU reconhece fraude eleitoral

O representante das Nações Unidas no Afeganistão reconheceu que as controversas eleições presidenciais de Agosto foram marcadas por fraudes significativas.

Kai Eide fez tais declarações hoje em Cabul poucos dias depois do seu adjunto, Peter Galbraith, o ter acusado publicamente de ter suprimido provas de fraude generalizada no escrutínio de 20 de Agosto.

O chefe da missão da ONU afirmou hoje que apesar de as fraudes serem significativas as entidades oficiais da organização estavam ainda a tentar avaliar o seu âmbito.

Eide encontrava-se ladeado numa conferência de imprensa pelos embaixadores dos Estados Unidos, França e Grã-Bretanha numa aparente manifestação de apoio internacional.

Médio-Oriente: enviado americano conclui périplo


O enviado americano aos Médio Oriente, George Mitchell concluiu a sua última deslocação à região reunindo-se de novo com o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu.

Não há contudo indícios de que as conversações de paz entre israelitas e palestinianos recomecem dentro em breve.

Ainda este domingo Mitchell reuniu-se no Cairo com o chefe da diplomacia egípcia Ahmed Aboul Gheit.

Durante este seu périplo o enviado americano reuniu-se igualmente na sexta-feira com o presidente palestiniano Mahmoud Abbas.

Madagáscar: Presidente interino demite primeiro-ministro

Em Madagáscar, o presidente interino, Andry Rajoelina, demitiu o primeiro-ministro depois dele se ter recusado a afastar-se do cargo conforme previsto no acordo sobre a partilha do poder alcançado na semana passada.

O novo chefe do governo de transição malgaxe é o professor universitário Eugene Mangalaza.

A declaração foi feita poucas horas depois do ex-primeiro-ministro Monja Roindefo ter declarado que não se demitiria alegando que o acordo de partilha do poder não era válido visto que não tinha sido subscrito pelas 4 principais organizações políticas do país.

Somália: rebeldes ameaçam atacar o Quénia


Na Somália, os rebeldes do grupo al-Shabab ameaçaram atacar o Quénia alegando que o governo de Nairobi está a treinar combatentes para ajudarem o governo de transição somali.

Os rebeldes afirmam que o Quénia criou 3 campos de treino no norte do país junto à fronteira com a Somália.

Segundo a imprensa queniana o governo de Nairobi tem vindo a recrutar quenianos de origem somali para combater rebeldes islâmicos no país vizinho.

XS
SM
MD
LG