Links de Acesso

Português Língua de Trabalho da UNESCO


Os países lusófonos apresentaram hoje em Paris uma proposta para que o Português seja língua de trabalho da UNESCO, naquela organização.

Conforme a VOA conseguiu apurar, a proposta foi apresentada pelas sete delegações lusófonas à Conferência Geral da UNESCO, a organização para a Educação, Ciência e Cultura das Nações Unidas, com sede em Paris.

A proposta do bloco lusófono foi discutida e aprovada quarta-feira, numa reunião em que participaram o chefe da missão de Portugal na UNESCO, o embaixador do Brasil na organização, Sousa Gomes, e os diplomatas que representam os cinco países africanos de expressão oficial portuguesa (PALOP).

No documento apresentado a UNESCO, os países lusófonos salienta o facto da língua portuguesa ser hoje falado por mais de 250 milhões de pessoas de ser igualmente língua de trabalho na União Europeia, na União Africana e nas cimeiras Ibero-Americanas.

Diga-se um argumento só por si convincente, ao qual se alia o facto da nova directora-geral da UNESCO, ver com bons olhos a introdução da língua portuguesa como língua de trabalho daquela organização mundial.

Esta é pelo menos a convicção do embaixador de Cabo Verde em Paris e junto da UNESCO, José Duarte.

XS
SM
MD
LG