Links de Acesso

Melhorar Produção de Alimentos


Agricultores da África Ocidental estão a melhorar a produção de alimentos através de um método de irrigação que utiliza o efeito da gravidade para distribuir água exactamente onde as plantas necessitam.

Os agricultores de uma aldeia senegalesa sustentam o sistema de irrigação com paus, dirigindo as gotas de água para os rebentos das plantas num campo onde a terra está seca.

Trata-se de um sistema de irrigação de baixo custo e sem sofisticação que já se encontra em utilização no Níger, no Burkina Faso e no Benin. Ao melhorar a eficácia da pouca água disponível, os agricultores conseguem mudar do cultivo de grãos para a produção de frutos e de vegetais – culturas de valor muito maior que podem acarretar receitas vinte vezes superiores.

Dov Pasternak, o director do programa de diversificação de culturas e sistemas.

"Para se produzir as culturas de alto valor, necessita-se de um sistema bom, simples, sustentável e eficaz para as produzir. Para tal desenvolvi um sistema que denomino Mercado de África."

O sistema de Pasternak utiliza energia solar, e bombas de baixa pressão para transferir a água para barris que se encontram sobre blocos a uma altura média de três metros.

Na aldeia senegalesa, a ONG Green Senegal utiliza a irrigação por gota num projecto subsidiado pelos governos israelita e senegalês.

Cada agricultor trata 500 metros quadrados de terra para fazer crescer cebolas, pepinos e quiabo. O responsável da ONG refere que a irrigação por gota mais do que triplicou a produção pondo ao mesmo tempo termo ao êxodo dos agricultores que deixavam a aldeia à procura de trabalho na cidade.

Levando a água directamente a cada planta – gota a gota – o sistema tem uma eficácia de 98 por cento, comparado com apenas cinquenta por cento do sistema de aspersão.

A irrigação por gota tem tido um tal êxito que os agricultores tencionam começar a plantar tomates, melancias e beringelas.

Relacionados

XS
SM
MD
LG