Links de Acesso

As Últimas de Washington


Paquistão – Nova onda de violência

Dois carros-bomba mataram pelo menos 16 pessoas em duas cidades no noroeste do Paquistão. Dos ataques resultaram ainda cerca de 90 feridos.
Num dos ataques, um camião carregado com explosivos colidiu contra uma esquadra da polícia na cidade de Bannu. O ataque fez pelo menos seis mortos.

Afeganistão – Possível violência pós eleitoral

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon alertou para o facto do anúncio dos resultados das presidenciais no Afeganistão poder desencadear mais violência naquele país.

No relatório trimestral da ONU, Ban sustenta que o nível das alegadas irregularidades verificadas provocou uma convulsão politica que leva a receios de mais violência quando for anunciado o resultado da votação de 20 de Agosto.

Obama e o Irão

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama afirmou estar aberto a um diálogo significativo com o Irão, apesar do que descreveu como sendo as constantes evasivas iranianas sobre as suas ambições nucleares.

O comentário ocorre um dia após o dirigente dos Estados Unidos e os seus homólogos da França e da Inglaterra terem afirmado que Teerão ter estado a construir secretamente uma segunda instalação nuclear.

Teerão e a nova instalação nuclear

O Irão vai combinar com a Agência Internacional de Energia Atómica uma data para a visita às suas novas instalações de enriquecimento de urânio, disse o chefe da Organização Iraniana da Energia Atómica, Ali Akbar Salehi.

Até agora, Teerão só reconhecia a existência da fábrica de Natanz, onde os inspectores da AIEA vigiam os milhares de centrifugadoras que ali funcionam.

Honduras e o impasse

O deposto presidente hondurenho Manuel Zelaya, que se encontra refugiado na embaixada brasileira em Tegucigalpa, acusou o governo interino de estar a usar gás para envenenar as pessoas que se encontram naquele edifício.

Um médico foi visto na sexta-feira a tratar pessoas, tendo Zelaya afirmado que o gás provoca dificuldade de respiração.

Iraque capturados alguns dos evadidos

Fontes da segurança iraquiana indicaram ter capturado mais dois dos 16 elementos da al-Qaida que escaparam há poucos dias de uma cadeia.

A polícia refere que oito dos presos já foram capturados, cinco detidos na sexta-feira, e o outro na quinta-feira.

Somália dezenas de milhar de refugiados

A Agencia das Nações Unidas para os Refugiados indicou que a instabilidade e uma seca prolongada estão a fazer com que dezenas de milhar de somalis deixem as suas residências.

O gabinete do Alto Comissariado sublinha que desde Maio mais de 250 mil somalis deixaram a capital, Mogadíscio, para fugir aos confrontos entre forças governamentais e grupos rebeldes.

Relacionados

XS
SM
MD
LG