Links de Acesso

As Últimas de Washington


Obama Adverte Sobre Mudanças Climáticas

O presidente Barack Obama disse que a inacção sobre as mudanças climáticas pode deixar as gerações futuras com uma "catástrofe irreversível".

Obama apelou a mais de 90 líderes mundiais reunidos numa cimeira sobre mudanças climáticas em Nova York para trabalharem em conjunto para combater o problema.

O presidente Obama disse que os Estados Unidos estão determinados a actuar e colocou o clima no topo da agenda diplomática com os países através das regiões, desde a China e a Índia ao Brasil e México.

Obama Almoça Com Líderes Africanos

O presidente Barack Obama almoçou hoje com presidentes da África Subsaariana à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York.

A embaixadora americana na ONU, Susan Rice, afirmou que o encontro focou como é que os Estados Unidos poderão trabalhar em parceria com governos africanos para fortalecer a economia e o desenvolvimento social de África.

Disse que os três principais objectivos são a criação de empregos, uma melhor ambiente para comércio e investimento e a melhoria da agricultura para alimentar mais pessoas.

Razões de Segurança Fecham Embaixada Americana na África do Sul

Todas as instalações governamentais americanas na África do Sul encerraram hoje devido ao que funcionários americanos dizem ter sido por razões de segurança.

A porta-voz da Embaixada dos Estados Unidos, Sharon Hudson-Dean, recusou fornecer pormenores, afirmando apenas que a medida foi tomada com base em informações do serviço de segurança da embaixada americana em Pretória.

O chefe da polícia sul-africana Bheki Cele disse hoje a jornalistas que a situação está sob controlo acrescentando que as suas forças estão a trabalhar em conjunto com a Embaixada dos Estados Unidos.

Apoiantes de Zelaya Violam Recolher Obrigatório

Nas Honduras, forças de segurança dispersaram hoje manifestações defronte da Embaixada do Brasil onde se encontra refugiado o deposto presidente Manuel Zelaya.

Testemunhas oculares disseram que a polícia utilizou gás lacrimogéneo para dispersar milhares de apoiantes de Zelaya. Os apoiantes passaram a noite defronta da embaixada brasileira, apesar do recolher obrigatório imposto pelo governo interino após o regresso surpresa de Zelaya.

O presidente interino Roberto Micheletti exigiu ao Brasil que entregue Zelaya para que ele seja preso.

Irão Constrói Novas Centrifugadoras

O chefe do programa nuclear do Irão informou que o país construiu uma nova geração de centrifugadoras, com mais capacidade para enriquecer urânio.

Ali Akbar Salehi acrescentou que os cientistas estão agora a testar os novos modelos mas não disse quando é que eles começarão a funcionar.

O urânio que tem sido enriquecido a níveis baixos pode ser utilizado como combustível de reactores nucleares para produzir electricidade. Mas centrifugadoras podem enriquecer urânio para ser usado em armas atómicas, que os países ocidentais suspeitam que o Irão esteja a trabalhar secretamente, embora Teerão o negue.

Relacionados

XS
SM
MD
LG