Links de Acesso

Ultimo Passo no Fabrico de Uma Bomba


Os Estados Unidos e os seus aliados têm desde há muito sustentado que o Irão enveredou pela senda de se tornar numa potência dotada de armas nucleares.

No entanto, e segundo um responsável norte-americano dos serviços secretos existe incerteza no seio dos dirigentes iranianos sobre se deve ser dado o ultimo passo no sentido do fabrico de uma bomba.

Numa entrevista exclusiva ao analista da Voz da América, Gary Thomas, o director da CIA, Leon Panetta afirmou que o Irão está a adquirir conhecimento e capacidade nuclear, mas que existem diferenças entre os responsáveis sobre se deve ser construída uma bomba.

“O nosso ponto de vista e dos serviços secretos consiste em que estão a avançar no desenvolvimento da capacidade nuclear em termo de energia e de urânio de baixa qualidade. Continua a existir debate no seio do Irão sobre se devem, ou não, avançar ainda mais. Isto constitui um ponto para tentar influenciar a futura direcção do Irão.”

Panetta falou com a Voz da América antes de participar no encontro da comunidade Árabe – Americana, realizado em Dearborn, estado do Michigan.

A Associated Press revelou que especialistas da Agência Internacional da Energia Atómica consideram que o Irão já adquiriu capacidade para construir uma arma atómica. Aquela agência divulgou uma declaração de não possuir prova concreta de que o Irão esteja envolvido num programa de armas nucleares.

O sufrágio presidencial de Junho passado, em que Ahmadinejad foi declarado vencedor, ficou marcado por alegações por parte da oposição de fraude eleitoral.

Milhares de manifestantes desceram às ruas e o governo respondeu com uma violenta repressão, detendo e apresentando em tribunal muitos apoiantes da oposição.

O director da CIA adianta que a cena política no Irão ainda está a mudar e a ser modificada.

“Ainda não temos a certeza da totalidade das implicações dos resultados desta eleição. Uma coisa é certa – continua a existir convulsão no Irão. Enquanto o Líder Supremo e Ahmadinejad consolidaram as respectivas posições e parecem controlar o Irão, continuam a levantar-se vozes de oposição.”

Panetta acrescenta que para os Estados Unidos as implicações do sufrágio no Irão ainda não estão claras, enquanto a administração Obama procura o diálogo com o Irão.

Os Estados Unidos e cinco outros países vão iniciar conversações de âmbito alargado com o Irão. Panetta frisou que os Estados Unidos vão explorar nas próximas semanas da viabilidade de um novo relacionamento com Irão.

Relacionados

XS
SM
MD
LG