Links de Acesso

As Últimas de Washington


Novo Plano Anti-Míssil Europeu de Obama

O presidente Barack Obama anunciou uma nova posição sobre um sistema de defesa anti-míssil na Europa, pondo para já de parte a sua instalação na Polónia e na República Checa.

No anúncio feito hoje na Casa Branca, Obama reafirmou o seu empenhamento na defesa dos Estados Unidos e seus aliados contra uma ameaça de mísseis do Irão. Acrescentou que a mudança no programa é o resultado de uma nova avaliação do programa de desenvolvimento de mísseis do Irão.

No Pentágono, o secretário da Defesa, Robert Gates, disse que o novo sistema de defesa vai incorporar tecnologia mais efectiva e cobertura mais alargada, incluindo mísseis em navios e noutras localizações em terra.

Gates notou que a tecnologia iraniana de mísseis de longo alcance não é a ameaça imediata que os Estados Unidos previam anteriormente. Mas acrescentou que o planeado sistema permitirá expandir as suas capacidades se as ameaças aumentarem.

Em Moscovo, um porta-voz do Ministério russo dos Negócios Estrangeiros disse que o seu país acolhe com agrado uma tal mudança.

A notícia acontece dias antes de Barack Obama se encontrar em Nova York com o seu homólogo russo Dmitri Medvedev, por ocasião da Assembleia Geral das Nações Unidas, e na cimeira dos 20 países mais industrializados do mundo em Pittsburgo, no Estado da Pensilvânia.

Atentado Mata Soldados Italianos em Cabul

Um atentado bombista suicida contra uma coluna militar italiana na capital do Afeganistão, Cabul, matou pelo menos seis soldados italianos e 10 civis.

O atentado, levado a cabo com um carro armadilhado, e reivindicado pelo Talibã, atingiu dois veículos que transportavam soldados pára-quedistas italianos causando também ferimentos a 52 civis e quatro soldados italianos.

Cerca de 2800 soldados italianos estão estacionados no Afeganistão integrados numa força da NATO. Num outro acto de violência, um soldado da NATO morreu depois de ter ficado ferido quarta-feira num bombardeamento no sul do Afeganistão.

Karzai Minimiza Fraude Eleitoral

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, disse que os órgãos de informação têm exagerado nas notícias sobre fraudes nas eleições presidenciais de Agosto último.

Hamid Karzai afirmou hoje a jornalistas acreditar na integridade do voto e que houve muito menos fraude do que a que foi anunciada, tendo acrescentado que as reclamações de fraude estão a ser investigadas.

A Comissão Nacional de Eleições divulgou quarta-feira os resultados preliminares das eleições mostrando Karzai com 54 por cento dos votos e o seu mais directo adversário, o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Abdullah Abdullah, com 28 por cento.

Os resultados finais só deverão ser conhecidos daqui a algumas semanas, já que a Comissão de Reclamações Eleitorais ordenou uma recontagem parcial dos votos. A Comissão estima haver um milhão e 100 mil votos suspeitos para Karzai e 300 mil para Abdullah.

General Burundense Morto na Somália

Na Somália, bombistas suicidas atacaram a principal base do contingente da União Africana, matando pelo menos 11 pessoas, incluindo o segundo comandante daquela força de paz.

Fontes próximas do governo somali indicaram à Voz da América que um general do Burundi se encontra entre os que morreram quando duas viaturas armadilhadas explodiram no interior da base.

O grupo islâmico al-Shabab reivindicou responsabilidade pelas duas explosões que assolaram a base do contingente da União Africana, uma base situada nos arredores da cidade de Mogadíscio.

O grupo islâmico tinha prometido vingar a morte do terrorista queniano Saleh Nabban, que fora morto, na passada segunda feira, numa incursão feita for unidades norte americanas aero transportadas.

Testemunhas oculares referem que as explosões foram provocadas por duas viaturas de cor branca com identificação da ONU que os guardas tinham autorizado a entrar na base.

Vice-Presidente Biden Prossegue Visita ao Iraque

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deslocou-se à região curda, no terceiro dia da sua visita ao Iraque.

Em Irbil Biden avistou-se com o presidente iraquiano Jalal Talabani e o presidente do Curdistão iraquiano, Massoud Barzani.

Fontes dos Estados Unidos e da ONU têm pressionado os dirigentes curdos, shiitas e sunitas a porem de lado as diferenças e chegarem a um compromisso sobre o petróleo e outros temas.

Na quarta-feira, Biden manifestou confiança em que vão falhar as tentativas dos rebeldes em desestabilizar o Iraque através de ataques contra a população civil.

Polícia Indonésia Abate Líder Terrorista

A Polícia indonésia anunciou ter abatido Noordin Mohammad Top, o alegado cérebro de uma série de ataques mortíferos no país.

A Polícia precisou que Noordin foi uma das quatro pessoas mortas hoje numa incursão madrugadora contra um esconderijo de militantes na província central de Java.

Noordin, nascido na Malásia, liderou uma facção fracturante da rede terrorista Jemaah Islamiyah, com ligações à al-Qaida, e responsável por uma série de atentados bombistas na Indonésia nos últimos anos.

Relacionados

XS
SM
MD
LG