Links de Acesso

Últimas de Washington


No Afeganistão entidades oficiais disseram que o Presidente Hamid Karzai tem uma liderança forte na contagem dos votos das eleições presidenciais.

A Comissão Eleitoral Independente disse que com 93 por cento dos votos já contados Karzai tem 54 por cento dos votos, acima portanto dos 50 por cento necessários para se evitar uma segunda volta.

O seu principal oponente, o antigo ministro dos negócios estrangeiros Abdullah Abdullah tem 28 por cento dos votos.

Abdullah e outros candidatos puseram em causa os resultados.

Estes não serão finalizados até a Comissão de Queixas Eleitorais investigar as alegações de fraude generalizada. Esta comissão tem o apoio da ONU.

Um porta-voz da ONU disse à Voz da América ser muito cedo para se anunciar um resultado das eleições porque houve mais de duas mil queixas sobre a votação no passado dia 20 de Agosto.

Se a comissão decidir anular muitos votos isso poderá trazer a contagem a favor de Karzai para baixo dos 50 por cento.

Irão Satisfeito com Próximas Conversações com EUA

Entidades oficiais iranianas disseram estar satiisfeitas com a decisão dos Estados Unidos e outras potencias mundiais de aceitarem uma nova proposta de conversações apresentadas por Teerão, mas sublinharam que não abandonarão a sua recusa em negociar o seu controverso programa nuclear.

Numa conferência de imprensa em Teerão, o ministro dos negócios estrangeiros iraniano Manouchehr Mottaki saudou a possibilidade de conversações com o ocidente mas acrescentou que o Irão não tenciona comprometer o que chamou de um "direito inalienável".

O Irão não mencionou o seu programa nuclear quando na Quinta-feira apelou a conversações globais com o ocidente e ao fim de hostilidades entre as duas partes.

Um porta-voz do departamento de Estado descreveu as propostas como uma desilusão por evitarem a questão nuclear mas disse que as mesmas representam uma oportunidade para conversações sérias.

Após manter consultas com os Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha França e Alemanha o representante da política externa da União Europeia Javier Solana disse que quer realizar uma reunião urgente com o negociador nuclear do Irão

Paquistão Prossegue Ofensiva Contra Rebeldes

Um grupo para militar na região de Khyber no Paquistão disse que forças paquistanesas mataram 22 rebeldes perto da fronteira afegã.

O Corpo de Fronteira, uma força para militar, disse ainda que helicópteros tinham destruído três esconderijos dos rebeldes.

Os ataques deram-se um dia depois de militares paquistaneses terem prendido o principal porta-voz dos Talibâs, Muslim Khan, no vale de Swat, juntamente com quatro outros dirigentes dos Talibãs

Uma declaração oficial disse que os militantes estavam a ser questionados e tropas estavam a levar a cabo operações com base em informações obtidas desses presos.

Seul Apoia Conversações entre Washington e Pyongyang

A Coreia do Sul disse não opor-se a que os Estados Unidos mantenham conversações directa com a Coreia do Norte para tentar convencer Pyongyang a voltar às conversações sobre o desarmamento nuclear.

O ministério dos negócios estrangeiros sul coreano disse Sábado que apoia negociações entre Washington e Pyongyang desde que estas se realizem dentro dos parâmetros das negociações a seis países.

O secretário de estado assistente para questões públicas disse Sexta-feira que a administração Obama está pronta para que o enviado especial para a Coreia do Norte, Stephen Bosworth mantenha negociações directas com representantes do governo norte-coreano sobre a questão.

A nova posição dos Estados Unidos surgiu após Bosworth e um outro enviado americano terem completado consultas na Ásia esta semana sobre a questão nuclear com representantes da Coreia do Sul, China, Japão e Rússia.

Os Estados Unidos afirmam que não houve mudança na sua política, afirmando conversações bilaterais com Pyongyang fazem parte do processo de negociações envolvendo as seis nações.

Mais Ataques Bombistas no Iraque

Pelo menos nove pessoas morreram em diversos ataques no Iraque um dos quais teve como alvo o carro do dirigente de uma milícia sunita pró governamental.

A polícia disse que quatro membros da família daquele dirigente morreram no ataque que ocorreu em Baquba, a norte de Bagdad.

Em Bagdad três pessoas morreram e pelo menos 22 outras ficaram feridas quando duas bombas explodiram no espaço de poucos minutos próximo do ministério da saúde e outros edifícios do governo.

A polícia disse que as bombas explodiram com poucos minutos de intervalo perto do ministério da saúde e outros edifícios governamentais.

Por outro lado uma bomba num carro matou um civil e feriu pelo menos uma outra pessoa.

Na cidade nortenha de Mosul um polícia de trânsito morreu num ataque bombista que aparentemente tinha como alvo uma patrulha do exército.

Zimbabwe e EU Em desacordo Sobre Sanções

O presidente do Zimbabwe Robert Mugabe e uma delegação da União Europeia não conseguiram chegar a acordo sobre a questão de sanções durante conversações em Harare embora ambas as partes tenham dito que as conversações decorreram bem.

Mugabe e a delegação da União Europeia mantiveram as primeiras conversações desde que a união impôs sanções contra o Zimbabwe há sete anos atrás.

Após as conversações Mugabe repetiu o seu pedido para que as sanções sejam levantadas.

O líder da delegação da União Europeia disse que se registaram progressos durante as conversações, mas fez notar que há ainda questões a serem discutidas.

A delegação europeia vai também reunir-se com o primeiro-ministro,

Morgan Tsvangirai.

Na Sexta-feira Mugabe tinha condenado as sanções acusando o que chamou de brancos malditos de interferirem nos assuntos internos dopais.

Uganda: Rei dos Buganda Suspende Comício

No Uganda um dirigente tradicional cancelou um comício previsto para hoje na sequencia de dois dias de distúrbios entre os seus apoiantes e forças de segurança que causaram a morte de pelo menos 11 pessoas.

Na Quinta e Sexta-feira manifestantes queimaram pneus e atiraram pedras nas ruas de Kampala e a polícia fez uso de gás lacrimogéneo paa os dispersar.

A violência tem como causa disputas sobre terra e poder entre o governo e membros da etnia Buganda, um dos quatro reinos tradicionais do país.

Na Quinta-feira a polícia impediu o dirigente dos Buganda, Ronald Muwenda Mutebi de se deslocar a uma região no norte do país provocando manifestações por parte de membros do grupo.

A polícia disse ter recusado autorização para a viagem por recear violência no comício.

Num discurso na Sexta-feira o presidente Yowerri Musseveni disseque o seu governo não hesitará em controlar a violência.

O governo encerrou pelo menos quatro estações de rádio disse que disse terem incitado á violência.

A Amnistia Internacional acusou a polícia de ter usado de força letal desnecessária na Sexta-feira.

Somália: Ataque Com Morteiros Causa Vários Mortos

Na Somália um obus de morteiro atingiu um centro para veteranos inválidos causando a morte de pelo menos nove pessoas e ferimentos em doze outras.

Entidades oficiais disseram que rebeldes dispararam morteiros em direcção ao porto mas um dos obuses atingiu o edifício onde vivem os veteranos.

XS
SM
MD
LG