Links de Acesso

Aluguer de Cabras para Cortar Capim


Amigos ouvintes, benvindos à rubrica "A Vida na América", um programa semanal, elaborado e apresentado por Filipe Vieira.

Vamos hoje falar-lhes de aluguer de cabras na América para cortar a relva e ervas daninhas. A ideia foi posta em prática aqui perto de Washington, no condado de Carroll. O objectivo é reduzir as emissões de carbono e a utilização de produtos químicos nos terrenos.

Com os seus complexos estômagos, dotados com quatro câmaras e uma fome insaciável, as cabras estão a tornar-se populares como uma forma de, por assim dizer, "limpar" terrenos de ervas daninhas e de capim. Alugar cabras foi uma ideia posta em prática no Estado americano de Maryland, a dois passos da capital.

Tudo começou com 50 cabras com duas crias que foram utilizadas para aparar dois hectares de terra, o equivalente à área de dois campos de futebol. O seu pastor é Jim Wilds, que tem agora 350 animais para alugar a vários clientes, um negócio que se afigura prometedor dado que os preços dos combustíveis aumentam todos os dias e a maioria das pessoas tem crescentes preocupações ambientalistas.

Várias organizações ambientalistas, estatais e locais, têm estado a pagar um dólar por dia pelos "serviços" de cada cabra. Esta é uma iniciativa destinada a restaurar o habitat natural daquela zona, incluindo um projecto para salvar um determinado tipo de cágados, que estão em vias de extinção devido às alterações do meio ambiente.

Noutro Estado americano, na Califórnia, também estão a ser utilizadas para comer as ervas daninhas que crescem entre as vinhas, evitando a utilização de equipamento mecânico.

E chegamos, assim, ao fim desta rubrica A Vida na América, hoje produzida por Ethel Butler.

Filipe Vieira, que escreveu e apresentou, despede-se até para a semana.

Relacionados

XS
SM
MD
LG