Links de Acesso

As Últimas de Washington


O negociador-chefe nuclear iraniano disse que o seu país está preparado para o reatamento das negociações com as potências mundiais sobre o seu controverso programa nuclear.

A imprensa oficial iraniana citou o chefe do Supremo Conselho de Segurança Nacional iraniano, Said Jalili, como tendo afirmado que o Irão tem o que chamou de novas propostas a apresentar acerca da questão.

Disse que o novo pacote tem por objectivo servir de ponto de partida das conversações com os cinco membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e a Alemanha, que se tem reunido regularmente para discutir a questão nuclear iraniana.

O grupo conhecido por" P5 mais 1", que integra os Estados Unidos, a Rússia, a China, a França, a Grã-Bretanha e mais Alemanha, ofereceram ao Irão incentivos comerciais para que Teerão possa suspender o seu programa de enriquecimento nuclear.

A Segunda Guerra Mundial começou há 70 anos

Veteranos e líderes políticos através da Europa e Estados Unidos figuravam entre milhares de pessoas que se reuniram na terça-feira, no norte da Polónia para assinalarem o septuagésimo aniversário da Segunda Guerra Mundial.

Antes das comemorações internacionais, os líderes polacos, e outros, reuniram-se no princípio da manhã na cidade portuária de Gdansk, na Península de Westerplate.

O Presidente polaco, Lech Kaczynsky chamou a Península de Westerplate de um posto avançado da liberdade, mantido em poder das forças polacas durante dez dias, lembrando ainda as 17 invasões soviéticas na Polónia, ainda em Setembro.

Anteriormente, a Chanceller alemã, Angela Merkel, dissera na televisão alemã que a Alemanha nazi causara sofrimento sem precedentes ao mundo através de uma guerra ceifou milhões de vidas humanas.

Fim das restrições de fronteira

Pyongyang levantou as restrições da fronteira com a Coreia do Sul, normalizando o fluxo de mercadorias e pessoas para o parque industrial das duas Coreias.

A porta-voz do Ministério sul-coreano da Reunificação disse que a fronteira vai abrir ao tráfico para Kaesong, 23 vezes por dia, 17 vezes mais do que era anteriormente.

A porta-voz adiantou que o número de veículos autorizados a atravessar a fronteira em qualquer altura do dia não será mais restrito.

Kaesong é a sede de cerca de 110 instalações industriais sul-coreanas, onde trabalham cerca de 40.000 norte-coreanos.

Incerteza no Gabão

Tropas patrulham as ruas de Libreville, capital do Gabão, enquanto o país aguarda os resultados da eleição presidencial do domingo.

Testemunhas afirmam que a situação na cidade é calma, mas tensa, decidindo muitos residentes permanecer nas suas casas, tornando o trafico nas ruas menos movimentado do que habitualmente.

As forças de segurança estão estacionadas nas zonas principais da cidade depois de três candidatos presidenciais terem declarado a vitória.

África não vai alcançar objectivos do Milénio

A Directora da OMS disse que o Continente Africano não vai alcançar nenhum dos Objectivos para o Desenvolvimento do Milénio, estipulados pela carta das Nações Unidas.

A Dra. Margaret Chan, directora-geral daquela agência das Nações Unidas, fez a declaração na sessão de abertura da Comissão Regional da OMS, em Kigali, no Ruanda.

No âmbito dos Objectivos para o Desenvolvimento do Milénio, deverá ser reduzida a mortalidade infantil, melhorada a saúde materna, e debeladas as maiores epidemias, tais como o HIV-SIDA, e a malária, até ao ano 2015.

TPI adia julgamento

O tribunal penal internacional adiou o julgamento de dois antigos dirigentes de milícia da Republica Democrática do Congo.

Numa declaração divulgada na segunda-feira, o tribunal sediado na Holanda sustenta ter encontrado razoes suficientes para adiar o julgamento de 24 de Setembro para 24 de Novembro.

O tribunal refere necessitar de tempo para ouvir moções dos presumíveis réus, e a acusação necessita de tempo para rever as listas de provas e das testemunhas.

Os dois presumíveis réus enfrentam acusações relacionadas com um ataque em 2003 a aldeia de Bogor na província nordeste de Ituri.

A acusação indica que mais de 200 pessoas foram mortas naquela acto de violência, e que as mulheres que sobreviveram, foram forçadas a escravatura sexual.

Relacionados

XS
SM
MD
LG