Links de Acesso

Últimas de Washington


O influente senador democrata americano Edward Kennedy vai hoje a enterrar no Cemitério Nacional de Arlington perto da capital americana.

O senador repousará junto às campas dos seus dois irmãos, o presidente John F. Kennedy e o senador Robert Kennedy, ambos assassinados.

Edward Kennedy morreu na passada terça-feira com 77 anos de idade vitimado por um cancro no cérebro.

Durante os seus 47 anos no Senado, Kennedy ficou conhecido como um defensor dos ideais liberais opondo-se com firmeza aos senadores republicanos.

Contudo muitos dos seus colegas de todos os quadrantes políticos louvaram o senador pela sua capacidade de diálogo no que diz respeito a questões importantes tais como os direitos cívicos, a reforma do sector da saúde ou ainda a educação.

O seu funeral segue-se a vários dias de tributos de personalidades políticas proeminentes tanto do partido democrata como do partido republicano.

O presidente Barack Obama fez o elogio fúnebre do falecido numa intervenção na basílica de Boston relembrando o legado da família Kennedy e o trabalho do senador Edward Kennedy em prol dos mais desfavorecidos.

Afeganistão: Karzai continua à frente


No Afeganistão os últimos resultados parciais das eleições presidenciais indicam que Hamid Karzai, o actual presidente, conseguiu aumentar a sua vantagem embora seja ainda precoce prever o resultado final do escrutínio de 20 de Agosto.

Os últimos resultados incluem os votos contabilizados em 35% dos círculos eleitorais.

Neste momento Karzai dispõe de 46% contra 31% do seu principal adversário Abdullah Abdullah. No entanto Karzai não dispõe ainda dos votos suficientes para evitar uma segunda volta das presidenciais.

Paquistão: militares destroem campo de treino de bombistas


Responsáveis militares paquistaneses afirmaram que destruíram um campo de treino de bombistas suicidas no Vale de Swat.

As mesmas fontes acrescentaram que 6 militantes foram mortos e vários outros ficaram feridos naquela operação no noroeste do Paquistão.

Entretanto a Grã-Bretanha comprometeu-se em conceder ajuda no montante de mil milhões de dólares ao governo paquistanês para estabilizar a região fronteiriça com o Afeganistão.

Tailândia: militantes matam 2 soldados


Na Tailândia supostos militantes islâmicos mataram dois soldados e um civil num ataque no sul do país.

Este tipo de ataques tem vindo a suceder-se nas províncias tailandesas de predominância muçulmana.

Os extremistas têm vindo a levar a cabo acções contra o governo desde 2004 com o objectivo de conseguir a independência das 3 províncias do sul da Tailândia. Cerca de 3 mil e 700 pessoas já morreram em consequência desse conflito.

Paises africanos abrem portas à Europa


Seis países africanos vão abrir os seus mercados a bens e serviços provenientes da União Europeia.

As Ilhas Maurícias, as Seychelles, a Zâmbia e o Zimbabué concluíram hoje um acordo nesse sentudo com a União Europeia e Madagáscar e as Comores vão formalizar a parceria dentro em breve.

Desde 2008 que aqueles países têm tido um acesso quase total aos mercados europeus e este acordo permite que esse acesso se mantenha. O documento prevê a eliminação de taxas alfandegárias sobre os produtos europeus naqueles 6 países africanos.
XS
SM
MD
LG