Links de Acesso

Daviz Simango Vai Abrir Campanha Eleitoral


Dos outros partidos, pouco ou nada se sabe.

Formalmente, o MDM foi primeiro a anunciar publicamente o local onde o seu candidato presidencial, Daviz Simango, irá fazer a abertura oficial da campanha eleitoral.

Numa conferência de imprensa dada em Maputo, José de Sousa, porta-voz do Movimento Democrático de Moçambique, fez saber que o lançamento da campanha de Simango será em Chiúre.

Chíure é um distrito da província nortenha de Cabo Delgado, um terreno onde somente a Frelimo, partido no poder, e a Renamo, ainda considerado principal partido da oposição em Moçambique, têm bases de influência mais sólidas que todas as outras formações políticas moçambicanas.

A campanha eleitoral começa a 13 de Setembro próximo e o MDM diz que já está com a máquina preparada para o arranque.

MDM que, nesta sexta-feira, fez festa rija, na cidade da Beira.

Não obstante ter sido criado em Março deste ano, o dia 28 de Agosto é considerado um dia histórico para o partido.

Os membros do Movimento Democrático de Moçambique e os apoiantes pro-Daviz apelidam essa data como sendo o Dia da Revolução.

É que foi a 28 de Agosto de 2008 que os beirenses, revoltados com a decisão do Presidente da Renamo, Afonso Dlhakama, de não escolher Daviz Simango como candidato à presidência do Município da Beira, às autárquicas de Novembro último, sairam à rua e fizeram pressão para que ele concorresse, então, como independente, nessas eleições.

Eleições que ganhou, estando agora Daviz Simango a concentrar baterias para o próximo pleito eleitoral.

Eleições presidenciais, legislativas e para as assembleias provinciais marcadas para o dia 28 de Outubro próximo.

São, no total, trêscandidatos presidencias já aprovados pelo Conselho Constitucional, e 29 formações políticas inscritas, mas cujo apuramento final só deverá acontecer ainda ao longo deste final de semana.

A Comissão Nacional de Eleições está a atender todos os partidos que estão a suprir os documentos em falta ou as irregularidades detectadas nos processos de candidatura submetidos aos órgãos eleitorais.

CNE, que deixou um apelo, aos moçambicanos.

Leopoldo da Costa, Presidente da Comissão Nacional de Eleições, e o apelo para a participação massiva dos eleitores no escrutínio marcado para 28 de Outubro, em Moçambique.

Eleições para as quais se encontram inscritos mais de nove milhões e oitocentos mil eleitores.

Destes, pouco mais de 565 mil resultam no último recenseamento eleitoral que teve lugar este ano, em território nacional e na diáspora.

E, do total dos recenseados em 2009, 55 mil foram registados no estrangeiro.

XS
SM
MD
LG