Links de Acesso

Últimas de Washington


O senador democrata americano Edward Kennedy faleceu hoje com 77 anos de idade vitimado por um cancro no cérebro.

Reagindo à notícia da morte do senador Kennedy, o presidente americano Barack Obama considerou-o como um líder extraordinário e um dos maiores americanos de sempre.

O presidente Obama acrescentou que o trabalho desenvolvido por Kennedy no Congresso permitiu que os americanos pudessem tornar realidade o seu sonho de um país mais igualitário e justo.

Obama manifestou por outro lado a sua gratidão pelo crucial apoio de Edward Kennedy durante a campanha eleitoral de 2008.

Também o vice-presidente americano Joe Biden louvou o trabalho do senador Kennedy em prol de uma América mais justa.

Quanto ao antigo presidente Jimmy Carter salientou que Kennedy dedicou a sua vida a melhorar a vida dos pobres e dos perseguidos.

Líderes mundiais expressaram também o seu pesar pela morte do senador Edward Kennedy.

O antigo primeiro-ministro irlandês Bertie Ahern salientou que Kennedy teve um enorme impacto na resolução do conflito na Irlanda do Norte.

Quanto ao actual primeiro-ministro irlandês Brian Cowen considerou Kennedy com um grande amigo do seu país acrescentando que o senador tinha recorrido à sua enorme influência para o bem da Irlanda.

Por seu lado o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, que supervisionou as negociações que puseram termo a décadas de violência na Irlanda do Norte e nas quais Kennedy desempenhou um importante papel, considerou que o senador demonstrou o seu empenhamento nos valores da justiça e da oportunidade.

Afeganistão: resultados preliminares dão vantagem a Karzai


Resultados preliminares parciais das eleições presidenciais afegãs indicam que o actual presidente Hamid Karzai desfruta de uma vantagem em relação ao seu principal rival Abdullah Abdullah.

De acordo com os números hoje revelados pela Comissão Eleitoral Karzai dispões de 42% dos votos contra 33% de Abdullah.

Neste momento foram contabilizados cerca de 17% dos votos expressos. De referir que Abdullah se queixou de fraude eleitoral e a sua campanha afirma que dispõe de documentos para comprovar tais acusações.


Congo-Brazzaville: 7 pessoas mortas em acidente aéreo


No Congo Brazzaville, um pequeno avião cargueiro "Antonov 12" despenhou-se esta manhã perto da capital matando as 7 pessoas que seguiam a bordo.

O avião tinha partido de Pointe Noire e dirigia-se para Brazzaville quando se despenhou a 20 Km a sul do aeroporto da capital congolesa.

Desconhecem-se para já as causas do acidente.

Somália: conselheiro militar francês escapa aos rebeldes


Entidades oficiais somalis afirmaram que um dos 2 conselheiros militares franceses que tinham sido raptados pelos rebeldes conseguiu fugir encontrando-se a salvo no palácio presidencial.

Um porta-voz do governo francês afirmou que a fuga se efectuou sem violência e que a França não pagou qualquer resgate. O governo somali afirma no entanto que foi efectivamente pago um resgate.

Os dois conselheiros militares franceses foram raptados no seu hotel em Mogadíscio no mês passado.

Zimbabué: governo desmente hospitalização de Mugabe


Entidades oficiais zimbabueanas desmentiram as informações de que o presidente Robert Mugabe teria sido hospitalizado.

O jornal sul-africano "The Times" anunciou que Mugabe de 85 anos de idade foi evacuado no domingo para um hospital do Dubai.

No entanto fontes do governo zimbabueano afirmaram que Mugabe se tinha deslocado de férias ao estrangeiro e que se encontrava já no país gozando de boa saúde.

O presidente zimbabueano tem programado para amanhã em Harare um encontro com o seu homólogo sul-africano Jacob Zuma.

Tensão diminui na península coreana

Uma delegação da Cruz Vermelha da Coreia do Sul deslocou-se hoje à Coreia do Norte para conversações sobre a reunião de famílias separadas pela guerra da Coreia entre 1950 e 1953.

Esta ronda de conversações é a primeira dos últimos 2 anos e insere-se numa recente série de gestos conciliatórios de Pyongyang para com Seoul.

Na terça-feira, a Coreia do Norte tinha restabelecido uma linha telefónica com a Coreia do Sul que tinha sido cortada juntamente com as reuniões de familiares para protestar contra as políticas hostis de Seoul.



XS
SM
MD
LG