Links de Acesso

As Últimas de Washington


Bemba e os Crimes de Guerra

Os acusadores do Tribunal Penal Internacional apelaram da decisão de um juiz de conceder liberdade condicional a Jean-Pierre Bemba acusado de crimes de guerra.

Numa declaração o procurador Luís Moreno-Ocampo sustenta que Bemba no caso de ser libertado poderá interferir com as testemunhas.

Ainda segundo Ocampo a recente confirmação do tribunal das acusações contra Bemba aumenta os incentivos para uma evasão.

Zuma no Zimbabué

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, tenciona efectuar esta semana uma visita de trabalho ao Zimbabué para discutir as tensões no governo de unidade do país.

Zuma vai encontrar-se com os líderes da ZANU-PF e do MDC, o presidente Robert Mugabe e o primeiro-ministro Morgan Tsvangirai, respectivamente, para debater os esforços para implementar o acordo de partilha de poder que alcançaram no princípio do ano.

Jacob Zuma é o actual presidente em exercício da SADC que está a supervisionar os esforços para terminar o tumulto político no Zimbabué.

Mais Julgamentos em Teerão

Funcionários da justiça iraniana levaram a tribunal, vários reformistas, incluindo o homem, tido como o líder do movimento pró democracia.

Um procurador iraniano apelou a aplicação da pena máxima ao influente académico, Saeed Hajjarian, que ficou parcialmente paralisado na sequência de uma tentativa de assassinato em 2000.

Numa declaração lida no tribunal e alegadamente atribuída a Hajjarian, aquele político reformista formula um pedido desculpas e promete inclusive demitir-se do movimento da oposição, responsável pelas manifestações pôs eleitorais no Irão.

A sessão judicial, constitui-se por sinal, na quarta vez que reformistas e manifestantes alegadamente envolvidos nas manifestações pôs eleitorais de 12 de Junho último, que ditaram a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad, são levados a tribunal, nas últimas semanas.

Os grupos activistas dos direitos humanos consideram os julgamentos de autênticos espectáculos, com os réus a serem obrigados a fazerem falsas confissões.

De realçar que entre os demais reformistas levados a julgamento, constam os nomes do antigo vice ministro do interior, Mostafa Tajzadeh, do ex vice ministro dos negócios estrangeiros, Mohsen Aminzadeh e do ex porta-voz do governo, Abdolah Ramezanzadeh.

Afeganistão Ainda Sem Resultados

No Afeganistão, a comissão eleitoral revelou que o presidente Hamid Karzai conserva, na contagem dos votos das eleições presidenciais uma ligeira vantagem, sobre o seu mais directo adversário, o ex- ministro dos negócios estrangeiros afegão, Abdullah Abdulah.

De acordo com números revelados por aquele órgão eleitoral, Karzai conseguiu 40,6 por cento dos votos contra os 38,7 por cento de Abdullah Abdullah, isto quando estão escrutinados 10 por cento do total dos votos expressos nas urnas nas eleições presidenciais da semana passada.

O porta-voz da Comissão Eleitoral, Nur Mohamed Nur disse a VOA que os resultados já apurados, não dão por conseguinte a nenhum dos candidatos qualquer argumento para reivindicar vitória.

Os resultados finais das eleições presidenciais afegãs, serão em princípio divulgados no próximo dia 3 de Setembro, mas diariamente a Comissão Nacional de Eleições tem actualizado os dados, a medida em que avança a contagem.

Num outro desenvolvimento, oficiais militares da NATO disseram que a explosão de uma bomba matou pelo menos quatro soldados no sul daquele país, elevando para 295, o número de soldados estrangeiros mortos no Afeganistão só no corrente ano, considerado por sinal, o mais mortífero para as forças da coligação, isto desde a invasão americana há oito anos atrás.

No ano passado, o número de mortos contabilizados foi de 294.

Relacionados

XS
SM
MD
LG