Links de Acesso

Últimas de Washington


O ministro dos negócios estrangeiros do Iraque afirmou que os militantes responsáveis pelos mortíferos recentes atentados bombistas contaram possivelmente com a ajuda de elementos das forças de segurança.

Hoshyar Zebari questionou igualmente a decisão do governo de remover as paredes de cimento que se encontravam junto aos ministérios dos negócios estrangeiros e das finanças que foram os alvos dos atentados de quarta-feira passada.

O ministro acrescentou que a segurança em Bagdad se deteriorou nos últimos 2 meses e advertiu para a possibilidade de mais ataques do género nos próximos dias.

Mais de 100 pessoas morreram e outras 500 ficaram feridas nos ataques da semana passada.

Talibãs paquistaneses têm novo líder


Os talibãs paquistaneses anunciaram a escolha do sucessor do seu líder Baitullah Mehsud morto por um míssil americano no princípio do mês.

De acordo com um comandante talibã um conselho composto de 42 membros escolheu Hakimullah Mehsud como novo líder.

Aquele último era um dos adjuntos de Baitullah Mehsud morto no dia 5 de Agosto na região paquistanesa do Waziristão do Sul perto da fronteira com o Afeganistão.


Observadores internacionais satisfeitos com Afeganistão

Observadores internacionais louvaram o Afeganistão pela realização das eleições presidenciais e provinciais mas salientaram que é ainda muito cedo para apurar se o processo foi livre e justo.

Observadores do Instituto Democrático Nacional americano afirmou hoje que as eleições foram realizadas dentro dos parâmetros dos princípios democráticos embora se tenham registado sérias irregularidades.

Quanto à missão de observação da União Europeia, considerou o processo eleitoral afegão como tendo sido regra geral positivo mas sublinhou que as eleições não podiam ser consideradas como inteiramente livres devido à ameaça de violência.

Somália: assinalando Ramadão presidente propõe tréguas

O presidente da Somália assinalou o inicio do Ramadão apelando para tréguas com os militantes islâmicos e ao inicio de conversações para pôr termo ao derramamento de sangue.

Sheikh Sharif Sheikh Ahmed afirmou hoje à VOA que acreditava que a paz e a estabilidade são alcançáveis através do diálogo e apelou aos militantes para que depusessem as armas.

Entretanto em Mogadíscio violentos confrontos entre forças governamentais e rebeldes islâmicos causaram a morte de pelo menos 100 pessoas desde quinta-feira passada.

Nigéria: proeminente comandante rebelde aceita amnistia

Na Nigéria, um proeminente comandante do principal grupo rebelde na região petrolífera do Delta do Níger decidiu aceitar a oferta de amnistia do governo.

Victor Ben é um dos principais líderes do Movimento para a Emancipação do Delta do Níger.

Aquele comandante rebelde assim como muitos dos seus soldados entregaram-se hoje numa cerimónia no estado de Bayelsa juntamente com as suas armas e embarcações.

A oferta de amnistia do governo nigeriano prolonga-se até 4 de Outubro.

XS
SM
MD
LG