Links de Acesso

As Últimas de Washington


Terminou a votação para as eleições presidenciais no Afeganistão, um acto eleitoral que o movimento taleban tentou boicotar com recurso ao uso da força.

Há notícia de actos de violência esporádicos, que resultaram na morte de 26 pessoas. Um rocket matou uma criança na Província de Helmand e, em Cabul, um polícia foi morto na sequência de um ataque lançado por dois bombistas suicidas.

Apesar da calma relativa, não é clara a afluência às urnas dos cerca de 17 milhões de votantes registados. Informações provenientes das assembleias de voto um pouco por todo o país indicam locais onde a afluência foi grande e outros onde se passou precisamente o contrário.

A contagem dos votos já começou, um processo que deverá levar dois dias antes que possam ser conhecidos os primeiros resultados.

Iraque: Segurança Falhou

O Iraque prendeu onze elementos dos serviços de segurança para serem interrogados acerca dos falhanços que permitiram aos atentados de quarta-feira, em Bagdade, que foram os mais sangrentos em mais de um ano.

O governo iraquiano elevou o número de mortos para cem mortos. Mais de 500 pessoas ficaram feridas.

Um porta-voz militar iraquiano disse que existem instruções que proíbem que camiões do tipo dos que foram utilizados pelos bombistas se aproximem de edifícios governamentais.

Libertado Terrorista de Lockerbie

A Escócia libertou o cidadão líbio a cumprir uma pena de prisão perpétua por ter sido um dos autores do atentado bombista que fez explodir um avião americano, sobre Lockerbie, em 1988, provocando a morte de todas as 270 pessoas que seguiam a bordo.

Um juiz escocês anunciou, na quinta-feira, a libertação do agente dos serviços secretos líbios Abdel Base al-Megrahi, que está a morrer em resultado de um cancro.

Pouco antes depois da sua libertação, Megrahi, foi levado de ambulância para o aeroporto de Edimburgo, tendo seguido de avião com destino à Líbia.

A recente especulação acerca da libertação de Megrahi provocou uma reacção negativa por parte das famílias das vítimas, muitas das quais eram estudantes universitários americanos que estudavam na Europa. Um porta-voz da Casa Branca disse, na quarta-feira, "lamentar profundamente" a decisão do tribunal escocês.

"Arctic Sea": Tripulantes Regressados

As autoridades russas começaram a interrogar oito suspeitos de terem sequestrado o cargueiro "Arctic Sea", quando o navio se encontrava ao largo da costa da Suécia.

O interrogatório começou, na quinta-feira, imediatamente depois de três aviões russos terem chegado a Moscovo, transportando os investigadores, os 15 elementos da tripulação e os suspeitos.

Uma estação de TV mostrou um vídeo em que os suspeitos eram transferidos de um dos aviões.

O comandante do "Arctic Sea" e vários elementos da tripulação permaneceram a bordo do cargueiro, que foi rebocado de Cabo Verde para o porto de Novorossiisk, no Mar Negro.

Zimbabwe:Presos e Libertados Deputados da Oposição

Dez deputados do partido do primeiro-ministro zimbabueano Mongan Tsvangirai foram libertados esta quinta-feira, um dia depois de terem sido presos por alterações à ordem pública.

A polícia libertou os deputados, mas advertiu que poderá levar por diante o processo.

O advogado do Movimento Democrático para a Mudança, de Morgan Tsvangirai, disse que os parlamentares foram presos no Ministério das Finanças quando foram questionar um funcionário superior sobre as viaturas do governo.

Nigeria Deporta Radicais

O governo da Nigéria deportou 300 indivíduos suspeitos de pertencerem a uma seita islâmica para o vizinho Níger.

Os membros da referida seita, incluindo homens, mulheres e crianças, foram deportadas, na segunda-feira, de Minna, um Estado do Níger, em território nigeriano.

Os deportados não tinham documentação, que lhe permitisse permanecer na Nigéria.

No sábado, a polícia invadiu a sede da seita e transferiu os seus três mil residentes para um edifício controlado pelo governo, na localidade de Mokwa.

Estas iniciativas surgem semanas depois de um levantamento dos Boko Haram, uma seita radical islâmica no Nordeste da Nigéria. Mais de 700 pessoas foram mortas em resultado dos confrontos entre aquele grupo e as forças governamentais.

Relacionados

XS
SM
MD
LG