Links de Acesso

Cabo Verde e o Cargueiro Russo


A tripulação do navio mercante Arctic Sea, cargueiro com tripulação russa, encontrado na manhã de ontem a mais de 300 milhas de Cabo Verde já se encontra a caminho da ilha do Sal, estando prevista a sua chegada na madrugada desta quarta-feira.

Do Sal, a tripulação da embarcação partira de avião, para a cidade russa de Arkhangelsk, de onde todos os tripulantes são originários

O cargueiro, que partiu em 23 Julho da Finlândia com destino ao porto da Argélia, transportava uma carga de madeira avaliada em 1,4 milhão de dólares, mas desde o final de Julho que deixou de emitiu dados oficiais de sua localização, tendo por conseguinte sido dado por desaparecido.

A embarcação seria, entretanto, localizada ontem, perto de Cabo Verde, e os seus 15 tripulantes resgatados por um navio de guerra da Rússia.

A informação foi confirmada à Voz da América pelo embaixador russo na capital cabo-verdiana, Alexander Kaspushin que conversou com o nosso colega Nelson Herbert.

Enquanto isso, ministro da defesa russo, Anatoli Serdiukov, confirmou hoje, terça-feira, em Moscovo que o cargueiro Arctic Sea foi desviado por um grupo de oito cidadãos da Estónia, Letónia e Rússia que teriam inclusive exigido ao armador da embarcação o pagamento de um resgate (montante não especificado) pela libertação da tripulação, na sua maioria, cidadãos russos.

Aquele governante russo precisou ainda no fim de uma reunião com o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, que o cargueiro fora libertado sem que tenha sido disparado um tiro.

Sobre os contornos do desaparecimento do navio, Anatoli Serdiukov informou que, a 24 de Julho, uma lancha rápida, onde se encontravam quatro cidadãos da Estónia, dois da Letónia e dois da Rússia, se aproximou do cargueiro nas águas territoriais da Suécia.

Alegando uma avaria na embarcação, o grupo acabaria por ter acesso ao convés do Arctic Sea, cuja tripulação ameaçaram com armas de fogo e exigiram o cumprimento incondicional de todas as suas ordens.

Ainda segundo o ministro da Defesa, o navio Arctic Sea acabaria por se dirigir para África através de uma rota indicada pelos assaltantes que desligaram os aparelhos de navegação.

Relativamente à sorte dos oito alegados assaltantes, o ministro da defesa informou que se encontram a bordo do navio de guerra russo Ladnii, que descobriu o Arctic Sea a 300 milhas a sul do arquipélago de Cabo Verde.

XS
SM
MD
LG