Links de Acesso

As Últimas de Washington


Atentados no Iraque Matam 46 Pessoas

No Iraque, a explosão de dois camiões armadilhados numa aldeia chiita perto da cidade nortenha de Mosul matou hoje pelo menos 28 pessoas e feriu cerca de 150.

As explosões destruíram também cerca de 35 casas em Khazna, habitada por turcomanos e shabaks, estes últimos uma minoria étnica e cultural com laços tanto a curdos como a árabes.

Em Bagdade, três atentados bombistas mataram pelo menos 18 pessoas e feriram mais de 94 e uma terceira bomba explodiu a sul de Bagdade, matando duas pessoas e ferindo 14.

Israel Afirma Ser Impossível Acordo com Palestinianos

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel afirmou não haver possibilidade dentro dos próximos anos de um acordo global com os palestinianos.

Avigdor Lieberman disse hoje a uma delegação de congressistas americanos que a melhoria da segurança e a economia palestiniana são o máximo que pode alcançar através de negociações.

Lieberman responsabilizou o impasse ao que chamou de posições intransigentes e extremistas do lado palestiniano no respeitante a Jerusalém e colonatos judaicos.

Os Estados Unidos estão a pressionar Israel para congelar a construção de colonatos para facilitar as concessões árabes no processo de paz.

Grupo de Oposição Pede Derrube do Presidente do Níger

Um grupo de oposição no Níger pediu o derrube do presidente Mamadou Tandja, na sequência da sua vitória num referendo para o perpetuar no poder.

A Frente Unida para a Salvaguarda dos Bens Democráticos, conhecida pela sigla francesa FUSAD, afirmou ter sido ilegal o referendo da semana passada para mudar a constituição.

Numa entrevista a Voz da América, Marou Amadou, um destacado membro da FUSAD, acusou Tandja, de 71 anos de idade, de corrupção e disse que o povo do Níger devia "lutar contra a sua presidência até ele ser derrubado".

O Níger é um país rico em urânio, mas os seus 15 milhões de habitantes estão entre as pessoas mais pobres do mundo.

Mugabe Defende Ajuda Incondicional do Ocidente

O presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, disse que os países ocidentais deviam dar apoio incondicional ao governo de unidade nacional ou deixá-lo em paz.

Os países ocidentais estão a reter fundos para o governo de partilha do poder zimbabueano, citando receios de que Mugabe e os seus apoiantes possam desviar ou usar mal o dinheiro.

O Zimbabué está a tentar sair de uma longa crise económica que culminou uma severa falta de alimentos e uma inflação de 230 milhões por cento.

Tufões Matam Mais de 50 na Ásia

O número de mortos causado por dois tufões que fustigaram partes do Extremo Oriente nos últimos dias subiu para mais de 50.

As autoridades em Taiwan disseram que o tufão Morakot matou pelo menos 15 pessoas e deixou 55 outras desaparecidas depois de ter passado pela ilha na sexta-feira e no sábado.

Antes de chegar a Taiwan, o Morakot fustigou as Filipinas matando 22 pessoas. Por outro lado, o tufão Etau causou inundações e desabamentos de terras hoje na parte ocidental do Japão, matando pelo menos 13 pessoas.

Prosseguem Buscas da Colisão Aérea em Nova York

Homens-rãs voltaram hoje a mergulhar no rio Hudson perto da cidade de Nova York para continuarem as buscas dos corpos de duas vítimas de uma colisão no ar entre um helicóptero e um pequeno avião de turismo.

A colisão dos dois aparelhos no sábado sobre o rio Hudson matou nove pessoas. As autoridades aeronáuticas declinaram especular sobre as causas da colisão, devendo as investigações durar alguns meses.

Relacionados

XS
SM
MD
LG