Links de Acesso

As Últimas de Washington


A Secretária de Estado Americana, Hillary Clinton está a efectuar uma visita a Angola, país que é um dos principais produtores de petróleo em África e um dos maiores fornecedores dos EUA.

Hillary Clinton exortou as autoridades angolanas a pôr em prática mais reformas democráticas, adiantando estar ansiosa por ver Angola adoptar uma nova Constituição Política, julgar os casos de abusos dos Direitos Humanos do passado e "realizar eleições presidenciais, atempadamente, de uma forma livre e justa". Recorda-se que Angola não efectua eleições presidenciais desde 1992. O acto eleitoral estava previsto para este ano, mas a votação foi adiada para 2010.

Hillary reúne-se, esta segunda-feira, com o presidente Eduardo dos Santos. No sábado, manteve conversações, nomeadamente, com os ministros angolanos das Relações Exteriores e do Petróleo.

Atinge 20, o Número de Mortos nas Lundas

Eleva-se a 20 o número de pessoas mortas alegadamente por tropas governamentais angolanas junto ao Rio Kukumbi, nas Lundas. Segundo os sobas da região – citados pelo nosso correspondente Armando Chicoca - o número de cadáveres recolhidos em resultado dos incidentes com garimpeiros ilegais, na quinta-feira, era inicialmente de oito, tendo, entretanto, aumentado para 20, de acordo com a mais recente contagem.

Acordo Político para Madagáscar

Acordo político sobre Madagáscar conseguido na sequência de vários dias de conversações em Maputo, lideradas pelo antigo presidente moçambicano Joaquim Chissano. O acordo foi assinado este domingo pelos líderes dos quatro principais partidos políticos malgaxes e que será posto em prática nos próximos 15 meses.

Obama numa Cimeira no México

Os presidentes dos EUA, Canadá e México participam na Cimeira dos Líderes da América do Norte, que decorre no México, domingo e segunda-feira.

O presidente Barack Obama, dos EUA, Felipe Calderon, do México e o primeiro-ministro canadiano, Stephen Harper estão reunidos na cidade de Guadalajara, devendo debater a questão da recuperação económica, o comércio bilateral e o aumento da violência por parte dos cartéis da droga mexicanos.

Relacionados

XS
SM
MD
LG