Links de Acesso

As Últimas de Washington


A Secretária de Estado americana, Hillary Clinton, é esperada este domingo em Luanda para conversações com as autoridades angolanas, nomeadamente com o presidente José Eduardo dos Santos com quem se irá reunir na segunda-feira.

No sábado, Hillary Clinton, manteve conversações com o presidente Jacob Zuma, da África do Sul, numa iniciativa destinada a melhorar as relações entre os dois países.

Clinton e Zuma reuniram-se, na cidade costeira de Durban. Hillary Clinton disse que o presidente Barack Obama está interessado em estabelecer uma nova era de cooperação entre os EUA e a África do Sul. A Secretária de Estado terá também pressionado Zuma relativamente ao Zimbabué.

Na sexta-feira, Hillary Clinton disse que a África do Sul pode encorajar o presidente Robert Mugabe, do Zimbabué, a cumprir o acordo de partilha de poder com o primeiro-ministro Morgan Tsavangirai. O governo sul-africano tem sido um aliado de Mugabe, tendo mostrado relutância em pressionar abertamente o governo de Harare, apesar de milhões de zimbabueanos procurarem refúgio na África do Sul, á procura de comida e de trabalho.

Hillary reuniu-se também com o antigo presidente Nelson Mandela, afirmando que a sua vida é um modelo de inspiração para muita gente.

Diplomata Eritreu Expulso do Quénia

Um diplomata eritreu foi expulso do Quénia por "razões de segurança", noticia a imprensa de Nairobi.

Segundo o jornal "Daily Nation", o referido diplomata foi expulso, na sexta-feira, um dia depois da Secretária de Estado americana, Hillary Clinton, ter feito uma advertência à Eritreia, durante a sua visita a Nairobi.

Clinton ameaçou endurecer as sanções contra a Eritreia, depois de acusar o seu governo de estar a armar o grupo extremista islâmico al-Shabab, bem como outras organizações que estão a operar na Somália.

O governo eritreu negou aquelas acusações e comentou que os EUA estão a interferir nas questões internas na Somália.

FBI Investiga Desaparecimento de Somali-Americanos

O FBI efectuou buscas numa agência de viagens no Estado americano do Minnesota em busca de pistas para esclarecer o desaparecimento de 20 homens americanos de origem somali, que se crê estejam agora a participar na guerra civil na Somália.

Omar Jamal, porta-voz do Centro de Apoio Somali à Justiça, afirma que o proprietário da agência de Viagens Amana foi abordado por dois jovens que queriam viajar para a Somália. O proprietário, Ali Mohamud, recusou-se a vender-lhes bilhetes de passagem ao saber que os pais dos jovens não estavam informados dos seus planos.

Cerca de 20 americanos de ascendência somali residentes no Estado do Minnesota desapareceram nos últimos dois anos, pensando-se que tenham aderido ao grupo islâmico al-Shabab, que combate o governo da Somália.Os EUA consideram al-Shabab um grupo terrorista.

Mais Julgamentos Políticos no Irão

Os órgãos de comunicação social iranianos noticiam que um Segundo grupo de presos políticos foi apresentado em tribunal, uma semana depois dos primeiros julgamentos de cem activistas políticos moderados e de pessoas que participaram nas manifestações contra as controversas eleições presidenciais de 12 de Junho.

Entre os réus presentes no sábado em tribunal contam-se destacados reformistas e de jornalistas iranianos, bem como uma professora universitária francesa e funcionários iranianos das embaixadas da França e da Grã-Bretanha.

Indonésia Terá Abatido Líder Terrorista

A polícia indonésia terá abatido, este sábado, um homem suspeito de ser Noordin Mohamed Top, o homem mais procurado da Indonésia.

A operação anti-terrorista na ilha de Java durou 18 horas. Noordin, de 40 anos, é o principal suspeito dos ataques suicidas em simultâneo, perpetrados o mês passado, no Marriott e no Ritz-Carlton, em Jacarta.

Os Serviços Secretos acreditam que tenha também planeado os ataques bombistas ao Marriott de Jacarta em 2003, à embaixada australiana em 2004 e em Bali em 2005.

No dia anterior, a polícia indonésia lançou uma série de buscas que levaram à detenção de vários indivíduos, suspeitos de serem militantes leais a Noordin.

Entretanto, no sábado de manhã, em Jacarta, a polícia matou dois presumíveis bombistas suicidas que se preparavam para lançar um atentado com um carro armadilhado perto da capital.

Os dois homens são suspeitos de terem participado no atentado contra a embaixada australiana em Jacarta, em 2004.

Sotomayor Juíza do Supremo

Sonia Sotomayor foi este sábado empossada no cargo de juíza do Supremo Tribunal dos EUA, tornando-se a primeira pessoa de ascendência latino-americana e a terceira mulher na história do país a integrar aquela que é a mais alta instância judicial.

Nomeada para o cargo pelo presidente Barack Obama, Sotomayor foi aprovada por decisão do Senado com 68 votos a favor e 31 contra. Obama manifestou a sua admiração pelo intelecto, temperamento, integridade e independência da juíza Sonia Sottomayor.

Relacionados

XS
SM
MD
LG