Links de Acesso

As Últimas de Washington



Atentados Bombistas No Iraque

No Iraque, uma serie de atentados bombistas contra mesquitas chiitas em Bagdade matou sexta-feira pelo menos 25 pessoas e feriu mais de 50 outras.

Nenhum grupo reivindicou a responsabilidades pelos atentados ocorridos quando os fiéis abandonavam as mesquitas após as Orações de Sexta-Feira, mas militantes sunitas e terroristas da al-Qaida alvejaram locais religiosos chiitas no passado.

Embora a violência tenha diminuído drasticamente no Iraque durante o ano passado, ataques aumentaram em Junho passado na sequência da retirada de tropas de combate americanas das cidades iraquianas.

Polícia Nigeriana Mata Líder Islâmico Radical

A organização de direitos humanos Human Rights Watch pediu uma investigação a morte do líder do grupo militante islâmico radical nigeriano Boko Haram , horas depois de ter sido preso pela Polícia.

Autoridades na cidade de Maiduguri, no norte da Nigéria, informaram que Mohammed Yusuf foi morto na quinta-feira a noite em circunstâncias ainda não muito claras. Mas vários órgãos de comunicação disseram que ele foi baleado pela Polícia quando tentava escapar-se.

As autoridades nigerianas responsabilizaram o grupo Boko Haram pela violência que irrompeu no domingo, depois de forças de segurança terem detido alguns dos líderes do grupo. Durante cinco dias, militantes daquele grupo atacaram esquadras da polícia, igrejas e edifícios governamentais.

Aumentou Número de Civis Mortos no Afeganistão

Um relatório das Nações Unidas indica que as mortes de civis no Afeganistão subiram perto de 25 por cento, comparadas com o ano passado, com mais de mil civis mortos no primeiro semestre de 2009.

A missão de assistência da ONU no Afeganistão diz que militantes Talibã foram os responsáveis por cerca de 60 por cento das mortes de civis, causadas maioritariamente por bombas a beira das estradas e ataques suicidas. O governo afegão e forças estrangeiras são também acusados por ataques aéreos errantes que causaram centenas de mortes.

O relatório das Nações Unidas, divulgado hoje, afirma que militantes estão cada vez mais a instalar-se em áreas civis para atenuar deliberadamente a distinção entre combatentes e civis.

Funeral dos Guardas-Civis Mortos em Maiorca

Membros da família real de Espanha e destacados líderes políticos do país participaram hoje no funeral de dois guardas-civis mortos num atentado bombista na quinta-feira na ilha mediterrânica de Maiorca.

Funcionários governamentais atribuíram o atentado bombista a ETA, ocorrido na véspera dos 50 anos da fundação do grupo terrorista basco.

A ETA matou mais de 800 pessoas desde que lançou a sua campanha terrorista em finais dos anos 60 para criar um estado independente basco no norte de Espanha e sudoeste da França.

Adiada Leitura da Sentença de Aun San Suu Kyi

Um tribunal da Birmânia adiou a leitura da sentença do julgamento da líder da oposição Aun San Suu Kyi até ao próximo dia 11 de Agosto.

Nyan Win, o advogado da laureada com o Prémio Nobel da Paz, afirmou a jornalistas após a audição de hoje que os juízes disseram precisar de mais tempo para rever um "problema legal" no caso. A defesa de Suu Kyi argumentou que ela foi julgada ao abrigo de leis da defunta constituição de 1974.

Os Estados Unidos pediram quinta-feira pela libertação imediata e incondicional de Aun San Suu Kyi e de 2100 outros presos políticos birmaneses.

Polícia e Apoiantes de Zelaya Confrontam-se Nas Honduras

Nas Honduras, várias pessoas ficaram feridas e pelo menos 88 foram presas durante confrontos na quinta-feira entre a polícia a apoiantes do derrubado presidente Manuel Zelaya.

As Honduras, na América Central, estão politicamente divididas desde o derrube do seu presidente no dia 28 de Junho. Os militares hondurenhos dizem que Zelaya estava a tentar mudar ilegalmente a constituição de forma a estender o seu mandato presidencial.

O mediador da crise política hondurenha, o presidente da Costa Rica, Óscar Árias, disse quinta-feira que o presidente interino das Honduras, Roberto Micheletti, está interessado em mais negociações para acabar com o impasse político no país, que dura há um mês.

Endeavour Regressa a Terra

O vaivém americano Endeavour regressou hoje a Terra, após uma missão de quase duas semanas na Estação Espacial Internacional.

A missão do Endeavour incluiu cinco passeios espaciais durante os quais astronautas instalaram uma plataforma externa no laboratório japonês "Kibo" da Estação Espacial, que irá permitir aos cientistas efectuarem experiências no vácuo do espaço.

O vaivém trouxe de volta a Terra o astronauta japonês Koic

Relacionados

XS
SM
MD
LG