Tropas Americanas Poderão Sair Mais Cedo do Iraque
O secretário da Defesa, Robert Gates, afirmou haver uma possibilidade dos Estados Unidos poderem acelerar a retirada das suas forças do Iraque.
Falando após uma visita de dois dias ao Iraque, Gates disse que as condições de segurança estão a melhorar no país e que existe uma possibilidade para uma pequena aceleração da retirada das tropas americanas.
Todas as tropas americanas deverão deixar o Iraque até ao final de 2011 e tropas de combate deixaram as cidades iraquianas no mês passado.
Prossegue Greve Geral na África do Sul
Na África do Sul, entrou quarta-feira o terceiro dia da greve geral de trabalhadores governamentais, apesar de uma nova oferta de aumento de salários.
Os sindicatos representativos de mais de 150 mil funcionários municipais, incluindo condutores de autocarros e homens do lixo, vão decidir se aceitam a oferta do governo de um aumento salarial de 13 por cento. Os sindicatos exigem um aumento de 15 por cento.
Paralelamente, funcionários da estação estatal sul-africana de rádio e televisão SABC e do gigante das telecomunicações, Telkom, iniciaram uma greve de dois dias.
Confrontos Continuam na Nigéria
Notícias do norte da Nigéria indicam que prossegue a luta na região entre soldados governamentais e uma seita islâmica radical.
Fontes policiais disseram que os últimos confrontos centraram-se na capital regional de Maiduguri.
Na terça-feira, forças governamentais na cidade bombardearam a casa de Mohammed Yusuf, o líder do grupo que se pensa esteja por detrás de uma serie de ataques mortíferos na região que mataram pelo menos 150 pessoas.
A seita Boko Haram – o chamado "Taliban Nigeriano" – é suspeita de ser a responsável pelos ataques a instalações da polícia e do governo na região.
Activista Uighur Pede Investigação Independente
A activista uighur exilada Rebiya Kadeer disse que cerca de mil pessoas desapareceram numa noite após as mortíferas rixas étnicas este mês no noroeste da China.
Falando a jornalistas em Tóquio, Kadeer, que vive nos Estados Unidos, pediu uma investigação independente a agitação ocorrida em Urumqi, a capital da província chinesa de Xinjiang.
Pequim informou terem morrido 197 pessoas na violência que principiou no dia 5 de Julho quando minoritários étnicos Uighurs protestaram com a forma como a Polícia tinha lidado com ataques a trabalhadores Uighurs no sudeste da China, levando elementos da maioria étnica chinesa Han a retaliar.
Atentado Bombista no Norte de Espanha
Em Espanha, a poderosa explosão de um carro armadilhado danificou seriamente as instalações da Guardia Civil na cidade nortenha de Burgos, mas apenas feriu ligeiramente 46 pessoas.
O ministro espanhol do Interior, Alfredo Perez Rubacalba, responsabilizou o grupo terrorista basco ETA pelo ataque ao prédio de vários andares onde vivem elementos daquela força militarizada e suas famílias -120 pessoas, incluindo 41 crianças.
A ETA matou mais de 825 pessoas desde os finais dos anos 60 na sua luta por um estado independente basco no norte de Espanha e sudoeste da França.
Obama Promove Reforma da Saúde
O presidente Barack Obama vai realizar mais encontros públicos para tentar aumentar o apoio ao seu plano de reforma de saúde e aumentar a pressão sobre o Congresso para o aprovar.
Obama quer expandir o seguro de saúde para cobrir mais de 40 milhões de pessoas nos Estados Unidos que não o possuem, restringindo os custos no sistema de saúde mais caro do mundo.
Acordo Entre a Microsoft e a Yahoo
O maior fabricante de software do mundo, a Microsoft, e a companhia de Internet Yahoo alcançaram um acordo que esperam venha a mudar a forma como os utilizadores da Internet fazem buscas na Web.
O acordo de 10 anos, anunciado hoje, autoriza que o novo serviço "Bing", da Microsoft, faça as buscas através do portal da Yahoo.
O acordo entre a Microsoft e a Yahoo foi feito para dar aos utilizadores da Internet uma escolha real num mercado actualmente dominado por uma única companhia, uma clara referencia ao gigante Google.