Links de Acesso

Últimas de Washington


A secretária de estado americana, Hillary Clinton, vai efectuar na próxima semana um périplo por 7 países africanos incluindo Cabo Verde e Angola.

Esta visita tem por objectivo realçar o empenhamento da administração Obama em transformar a África numa prioridade da política externa americana.

A primeira etapa de Clinton será no dia 5 de Agosto em Nairobi no Quénia onde participará na reunião do Fórum de Cooperação Económica e Comercial Estados Unidos-África.

Durante a sua estadia no Quénia, a secretária de estado americana reunir-se-á igualmente com o presidente do governo de transição da Somália.

Clinton desloca-se igualmente ao Congo Kinshasa, Nigéria, Libéria e África do Sul.

Nigéria: tensão sobe no norte


Na Nigéria as forças de segurança estão a patrulhar grande parte da região norte do país para tentar impedir uma nova vaga de violência.

O recolher obrigatório foi entretanto decretado em 4 estados do norte da Nigéria.

Nos últimos 2 dias confrontos entre as forças governamentais e rebeldes islâmicos saldaram-se pela morte de pelo menos 55 pessoas.

A vaga de violência começou no domingo depois de elementos de um grupo militante islâmico ter atacado uma esquadra da polícia no estado e Bauchi na sequência da detenção de um dos seus dirigentes.

África do Sul: prossegue greve do funcionalismo público


Na África do Sul, a greve dos funcionários públicos entrou hoje no seu segundo dia.

Os sindicatos representando mais de 150 mil empregados municipais pretendem aumentos salariais da ordem dos 15 %. Neste momento a taxa de inflação no país ronda os 8%.

A África do Sul está a debater-se com sua primeira recessão económica desde o fim do apartheid.

Ontem milhares de grevistas desceram às ruas através do país para defender as suas reivindicações. Nalguns casos a polícia interveio para dispersar os manifestantes.

Somália: refugiados tentam chegar ao Iémene

A agência das Nações Unidas para os refugiados afirmou que o prosseguimento dos confrontos na capital somali, Mogadíscio, está a fazer com que muitas pessoas tentem atravessar o Golfo de Adén para procurar asilo no Iémen.

A mesma fonte acrescenta que pelo menos 12 mil pessoas se refugiaram na cidade de Bossaso no norte da Somália esperando atravessar o golfo.

Mais de 230 mil pessoas ficaram desalojadas na Somália em consequência dos confrontos entre as forças governamentais e os rebeldes islâmicos.

Iraque: visita surpresa de secretário da defesa americano

O secretário da defesa americano, Robert Gates, está a efectuar uma visita surpresa ao Iraque.

Gates vai reunir-se com os líderes iraquianos para debater o papel das forças militares americanas na segurança iraquiana.

Analisará igualmente a venda de armamentos ao Iraque na sequência da partida das forças americanas do Iraque.

O secretário americano da defesa deverá igualmente deslocar-se à região iraquiana do Curdistão para tentar mediar o diferendo entre curdos e árabes.

Enviado americano em Israel


O enviado americano para o Médio Oriente, George Mitchell, reuniu-se hoje com o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu para tentar ultrapassar o impasse causado pela questão dos colonatos judaicos.

No termo da reunião as duas partes afirmaram que se tinham registado progressos no sentido de se alcançar a paz no Médio Oriente.

Washington pretende que Israel congele a construção de mais colonatos na margem ocidental do Jordão para promover um acordo de paz com os palestinianos.

A deslocação de Mitchell a Israel insere-se no seu périplo pela região promovendo novos esforços diplomáticos americanos para resolver o conflito israelo-árabe.



XS
SM
MD
LG