A secretária de estado americana, Hillary Clinton, vai efectuar na próxima semana um périplo por 7 países africanos incluindo Cabo Verde e Angola.
Esta visita tem por objectivo realçar o empenhamento da administração Obama em transformar a África numa prioridade da política externa americana.
A primeira etapa de Clinton será no dia 5 de Agosto em Nairobi no Quénia onde participará na reunião do Fórum de Cooperação Económica e Comercial Estados Unidos-África.
Durante a sua estadia no Quénia, a secretária de estado americana reunir-se-á igualmente com o presidente do governo de transição da Somália.
Clinton desloca-se igualmente ao Congo Kinshasa, Nigéria, Libéria e África do Sul.
Nigéria: tensão sobe no norte
Na Nigéria as forças de segurança estão a patrulhar grande parte da região norte do país para tentar impedir uma nova vaga de violência.
O recolher obrigatório foi entretanto decretado em 4 estados do norte da Nigéria.
Nos últimos 2 dias confrontos entre as forças governamentais e rebeldes islâmicos saldaram-se pela morte de pelo menos 55 pessoas.
A vaga de violência começou no domingo depois de elementos de um grupo militante islâmico ter atacado uma esquadra da polícia no estado e Bauchi na sequência da detenção de um dos seus dirigentes.
África do Sul: prossegue greve do funcionalismo público
Na África do Sul, a greve dos funcionários públicos entrou hoje no seu segundo dia.
Os sindicatos representando mais de 150 mil empregados municipais pretendem aumentos salariais da ordem dos 15 %. Neste momento a taxa de inflação no país ronda os 8%.
A África do Sul está a debater-se com sua primeira recessão económica desde o fim do apartheid.
Ontem milhares de grevistas desceram às ruas através do país para defender as suas reivindicações. Nalguns casos a polícia interveio para dispersar os manifestantes.
Somália: refugiados tentam chegar ao Iémene
A agência das Nações Unidas para os refugiados afirmou que o prosseguimento dos confrontos na capital somali, Mogadíscio, está a fazer com que muitas pessoas tentem atravessar o Golfo de Adén para procurar asilo no Iémen.
A mesma fonte acrescenta que pelo menos 12 mil pessoas se refugiaram na cidade de Bossaso no norte da Somália esperando atravessar o golfo.
Mais de 230 mil pessoas ficaram desalojadas na Somália em consequência dos confrontos entre as forças governamentais e os rebeldes islâmicos.
Iraque: visita surpresa de secretário da defesa americano
O secretário da defesa americano, Robert Gates, está a efectuar uma visita surpresa ao Iraque.
Gates vai reunir-se com os líderes iraquianos para debater o papel das forças militares americanas na segurança iraquiana.
Analisará igualmente a venda de armamentos ao Iraque na sequência da partida das forças americanas do Iraque.
O secretário americano da defesa deverá igualmente deslocar-se à região iraquiana do Curdistão para tentar mediar o diferendo entre curdos e árabes.
Enviado americano em Israel
O enviado americano para o Médio Oriente, George Mitchell, reuniu-se hoje com o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu para tentar ultrapassar o impasse causado pela questão dos colonatos judaicos.
No termo da reunião as duas partes afirmaram que se tinham registado progressos no sentido de se alcançar a paz no Médio Oriente.
Washington pretende que Israel congele a construção de mais colonatos na margem ocidental do Jordão para promover um acordo de paz com os palestinianos.
A deslocação de Mitchell a Israel insere-se no seu périplo pela região promovendo novos esforços diplomáticos americanos para resolver o conflito israelo-árabe.