Links de Acesso

África : As Culturas Perdidas


Uma organização não governamental sediada aqui em Washington sustenta que o continente africano possui culturas que os especialistas consideram perdidas para as pesquisas modernas.

O Conselho de Pesquisa Nacional usa a expressão "perdida" no contexto de que as plantas não foram estudadas e desenvolvidas por cientistas para avaliar dos seus benefícios.

Se fossem analisadas e utilizadas na sua potência máxima estas culturas poderiam melhorar a produtividade agrícola, fornecer volumes estáveis de alimentos e aumentar os rendimentos das áreas rurais.

O Conselho de Pesquisa Nacional publicou três livros para aumentar a compreensão dos cereais, vegetais e frutos africanos.

Um dos elementos envolvido neste projecto é Jane Guyer, professora de antropologia da Universidade de Johns Hopkins em Baltimore, no estado de Maryland.

Jane Guyer é especialista em África em particular no estudo dos sistemas de produção e distribuição no continente africano.

Jane Guyer adianta que a expressão perdida realmente tem a ver com o conhecimento e o investimento financeiro que tem sido perdido por que as culturas, não têm sido estudadas adequadamente.

Ao contrário do cacau e do café, por exemplo, adianta que nunca foram cultivadas para comércio internacional.

"São mercados regionais, sendo por africanos para africanos, e não existiu incentivo por parte dos governos coloniais para investir nestas culturas por que não iriam atrair vantagens em impostos. "

Durante as décadas de 80 e de noventa o valor do investimento na Agricultura africana estagnou numa altura em que era realmente necessário ter sido aumentada face rápido crescimento urbano, e se assistiam aos primeiros efeitos da alteração climática, com a ocorrência de secas e varias alterações ecológicas.

Voltaremos para continuar a falar das Culturas Perdidas do continente africano.

Relacionados

XS
SM
MD
LG