Links de Acesso

Últimas de Washington


Os Estados Unidos e a Rússia concluíram hoje um acordo para uma drástica redução do número de armas nucleares estratégicas assim como dos seus veículos de lançamento.

O acordo foi hoje concluído em Moscovo pelo presidente americano Barack Obama e pelo seu homólogo russo Dmitri Medvedev.

Este acordo que substitui o Tratado de Limitação das Armas Estratégicas cujo prazo caducava em Dezembro, prevê a redução das ogivas nucleares em cerca de 600 unidades e a redução de cerca de 500 veículos de lançamento.

No inicio da sua cimeira em Moscovo com o líder russo, o presidente Obama afirmou esperar progressos extraordinários numa vasta gama de questões.

China: confrontos causam 140 mortos

Entidades oficiais chinesas afirmaram que se eleva a 140 o número de mortos nos conflitos entre a polícia e elementos da etnia Uigur na região autónoma chinesa de Xinjiang na zona ocidental do país.

Os Uigur são predominantemente muçulmanos.

O governo chinês acusa o Congresso Mundial Uigur de ter instigado a violência que fez mais de 800 feridos.

Aquela organização é liderada por Rebiya Kadeer, uma empresária Uigur que passou vários anos detida na China antes de emigrar para os Estados Unidos.

Grupos de Uigur no exílio negaram entretanto qualquer envolvimento nos incidentes.

Afeganistão: morrem 4 soldados americanos

No Afeganistão, 4 soldados americanos morreram hoje em consequência da explosão de uma bomba colocada na berma de uma estrada próximo da cidade nortenha de Kunduz.

No sul do país um bombista suicida fez explodir o seu automóvel junto ao portão principal da base regional da NATO matando pelo menos 2 civis e ferindo outros 14.

Segundo entidades oficiais da NATO, uma outra explosão no sul do Afeganistão causou a morte de 2 soldados estrangeiros de nacionalidade até agora não-especificada.

África do Sul: construção civil convoca greve

Na África do Sul, cerca de 70 mil trabalhadores da construção civil deverão entrar em greve na quarta-feira, uma acção que poderá afectar os preparativos do campeonato mundial de futebol do próximo ano.

Muitos desses trabalhadores estão a participar na construção de novos estádios e em infra-estruturas paralelas.

Os trabalhadores pretendem aumentos salariais de 13% recusando a proposta das organizações patronais de aumentos de 10%.

Mali: exército confronta-se com al Kaida

As autoridades militares do Mali afirmaram que o exército se confrontou por duas ocasiões com um grupo ligado à organização terrorista al Kaida.

Os confrontos verificaram-se na sexta-feira e no sábado na região de Timbuktu no norte do país.

O governo do Mali desencadeou uma ofensiva contra aquele grupo depois do assassinato no dia 10 de Junho de um agente da polícia que estava a investigar os militantes.

Poucos dias depois o exército afirmou que atacou uma base dos militantes no norte do Mali tendo abatido 26 elementos da al Kaida.

Petróleo desce significativamente


O preço do petróleo desceu hoje consideravelmente depois dos investidores terem concluído que os indicadores económicos negativos nos Estados Unidos e na Europa vão traduzir-se por uma menor procura de combustíveis.

O preço do barril de petróleo baixou cerca de 3 dólares em Nova Iorque cotando-se agora a pouco mais de 63 dólares ou seja menos 4,5% do que na semana passada.

Durante o último ano o preço do petróleo tem registado uma grande volatilidade. Em Julho passado o preço do barril chegou a atingir os 145 dólares baixando depois até aos 33 dólares em Dezembro e recuperando para a casa dos 70 dólares nos últimos meses.
XS
SM
MD
LG