Links de Acesso

Últimas de Washington


O ministério da defesa da Coreia do Sul disse que a Coreia do Norte disparou hoje uma serie de mísseis ao largo da costa leste norte-coreana.

Os mísseis alcançaram uma distancia de cerca de 400 Kilómetros antes de caírem no Mar do Japão.

Com esse alcance os mísseis têm a capacidade de atingir a maior parte da Coreia do Sul e ainda potencialmente partes do Japão.

Entidades oficiais sul coreanas disseram que o lançamento destes mísseis viola uma recente resolução da ONU proibindo a Coreia do Norte de disparar mísseis balísticos. O estado-maior das forças armadas sul coreanas disse que as autoridades militares do país estão a prontas a fazer face a quaisquer ameaças e provocações da Coreia do Norte.

Na Quinta-feira a Coreia do Norte tinha disparado outros quatro mísseis.

Pyongyang emitiu um aviso à navegação marítimas para evitar as suas águas territoriais até Quinta-feira indicando assim que mais testes poderão ser efectuados.

Soldados Americanos Morrem no Afeganistão

Dois soldados americanos e 30 rebeldes foram mortos em combate no Afeganistão, disseram fontes oficiais americanas e afegãs.

Os combates começaram quando rebeldes Taliban atacaram uma base na parte leste do Afeganistão.

Entidades oficiais disseram que militantes Taliban disparaam rockets e morteiros contra a base situada em Zirok na província de Paktika. A NATO disse que um dos morteiros continha fósforo branco.

Nos confrontos que se seguiram um bombista suicida tentou conduzir um camião carregado de explosivos em direcção à base mas foi morto antes de a alcançar. O camião explodiu. As autoridades militares americanas disseram que dois soldados americanos foram mortos nessa explosão

A batalha terminou quando as tropas pediram apoio aéreo. Uma entidade oficial afegã disse que pelo menos 30 militantes foram mortos.

A NATO disse que 10 rebeldes foram mortos.

Os combates ocorreram na mesma província onde um soldado americano foi aparentemente capturado por rebeldes na Terça-feira.

Guiné-Bissau – Segunda Volta das Presidenciais a 26 de Julho

Na Guiné-Bissau a segunda volta das eleições presidenciais vai realizar-se a 26 de Julho, anunciou a Comissão Nacional de Eleições.

A comissão confirmou também que os concorrentes nessa segunda volta são Malam Bacai Sanhá e Koumba Yala.

De acordo com a lei eleitoral a campanha para a segunda volta das presidenciais terá a duração de 15 dias pelo que deverá iniciar-se na próxima Sexta-feira.

Nigéria: Grupo Rebelde Ameaça Projecto Europeu.

Na Nigéria o principal grupo rebelde na região do Delta do Níger ameaçou sabotar um planeado projecto de vários milhares de milhões de dólares para a construção de um gasoduto destinado a transportar gás da Nigéria para a Europa.

Num correio electrónico enviado a jornalistas o Movimento para a Emancipação do Delta do Níger, MEND, avisou investidores que caso o que chamou de problemas base na região não sejam resolvidos qualquer dinheiro gasto na construção do gasoduto será um desperdício porque o projecto será sabotado.

Na Sexta-feira ministros da energia da Nigéria, Argélia e Níger assinaram um acordo para construir o gasoduto que para além da Nigéria está projectado para passar pelo Níger e Argélia antes de chegar à Europa.

Entidades oficiais estimam que a construção do gasoduto poderá custar 13 mil milhões de dólares.

"Não Esqueçam os Pobres" – Papa ao G-8

O Papa Bento XVI apelou aos dirigentes dos principais países industrializados do mundo a não esquecerem os pobres quando se reunirem na próxima semana em Itália.

Numa carta enviada ao anfitrião da cimeira, o primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi, o sumo pontífice apelou aos líderes do chamado Grupo dos Oito para ouvirem o que chamou de a "Voz de África" e de outras zonas em desenvolvimento. O Papa apelou para que os dirigentes do G-8 não deixem que actual crise económicas afecte os programas de ajuda para as zonas mais pobres.

A cimeira do G-8 inicia-se na Quarta-feira em L'Aquila em Itália.

Jornal Iraniano Acusa Líder da Oposição de Traição

Um destacado jornal iraniano pediu que o candidato presidencial reformista Mir Hossein Mousavi seja julgado por traição.

Um editorial no diário conservador Kayham acusa Mousavi de trabalhar para governos estrangeiros depois de ter sido derrotado nas presidenciais do mês passado.

O editorial acusou o antigo primeiro-ministro de actuar às ordens dos Estados Unidos incitando os distúrbios que se seguiram às eleições.

O editorial, escrito por um clérigo próximo do líder supremo do pais pediu também o julgamento por traição do antigo presidente iraniano Mohamad Khatami .

Khatami acusou recentemente os dirigentes iranianos de levarem a cabo um golpe ao aceitarem a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Entretanto o advogado de diversos antigos membros do governo de Khatami disse que estes foram acusados formalmente de actos contra a segurança nacional.

Entre os acusados conta-se o antigo vice-presidente Mohammad Ali Abtahi, o antigo vice ministro dos negócios estrangeiros Mohsen Aminzadeh e o antigo port- voz governamental Abdollah Ramenzanzadeh

Vice-presidente Americano Reúne Com Tropas em Bagdad.

O vice-presidente dos Estados Unidos Joe Biden passou o último dia da sua visita ao Iraque a celebrar o dia da independência dos Estados Unidos com tropas americanas em Bagdad.

Biden participou numa cerimónia num dos palácios do antigo ditador Saddam Hussein em que mais de duzentos soldados de 59 países receberam a cidadania americana.

Biden disse aos novos cidadãos que eles "são a razão porque a América é forte".

Biden tinha planeado deslocar se à região autónoma do Kurdistão mas teve que cancelar a visita devido a uma tempestade de areia.

A viagem de Biden ao Iraque surgiu dias depois dos Estados Unidos terem retirado as suas tropas das cidades iraquianas. O vice-presidente americano avisou os dirigentes iraquianos para evitarem a violência sectária pois os estados Unidos poderão não estar prontos a resolver essas disputas.

Biden disse que o governo iraquiano faz face a um caminho difícil para alcançar a segurança e paz duradoiras.

Ban Ki-moon "Desiludido" com Líderes Birmaneses

O Secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-moon disse estar "profundamente desiludido" com o facto do líder militar da Birmânia ter rejeitado o seu pedido para um encontro com a detida dirigente da oposição Aung San Suu Kyi.

Falando no final da sua visita de dois dias à Birmânia, Ban disse que as autoridades tinham perdido o que chamou de uma "oportunidade muito importante".

Ban apelou também para que o governo birmanês ponha termo ao julgamento da Aung San Suu Kyi que está a ser julgada por violar os termos da sua prisão domiciliária.

O julgamento da activista deveria ter recomeçado na Sexta-feira, o dia da chegada de Ban mas foi adiado por uma semana.

Durante a sua viagem o Secretário-geral da ONU avistou-se duas vezes como general Than Shwe

Serena Wilson Vence Wimbledon.

Ténis. A Americana Serena Williams venceu o campeonato de Wimbledon ao derrotar na final a sua irmã Venus por 2-0, com os parciais de 7-6 e 6-2.

É a terceira vez que Serena vence Wimbledon mas a últimas vez tinha ocorrido há seis anos.

XS
SM
MD
LG