Links de Acesso

As Últimas de Washington


Manifestações anti americanas em Bagdade

Centenas de iraquianos manifestaram-se nas ruas de Bagdade queimando bandeiras dos Estados Unidos e protestando contra a visita do vice-presidente americano, Joe Biden.

Seguidores do clérigo shiita anti americano, al-Sadr desfilaram pelas ruas da cidade de Sadr, na altura em que o vice-presidente apelava aos dirigentes políticos iraquianos para resolverem as suas divergências.

Paquistão – Queda de helicóptero causa 26 mortos

No Paquistão o sector militar revelou que um helicóptero de transporte despenhou-se devido a uma avaria mecânica, matando 26 elementos dos serviços de segurança que seguiam a bordo.

As autoridades sublinham que os investigadores estão a analisar o incidente que ocorreu nos arredores da cidade de Peshawar.

Anteriormente fontes dos serviços secretos paquistaneses tinham indicado que um avião sem piloto alegadamente dos Estados Unidos atacou um centro de treino de militantes na região do Vaziristão do Sul, matando pelo menos dez pessoas.

Síria convida Barack Obama

Bashar al-Assad convidou o seu homólogo norte-americano para um encontro na Síria, uma semana depois de Washington ter anunciado a sua decisão de enviar um novo embaixador para o país, último de uma série de prudentes sinais de aproximação a Damasco por parte da Administração norte-americana.

Washington retirou o seu embaixador depois do atentado que matou o ex-primeiro-ministro libanês Rafiq Hariri em 2005 – tendo os americanos responsabilizado o regime sírio. A embaixada continuou aberta, mas dirigida por um encarregado de negócios.

Estados Unidos de África

Os dirigentes africanos acordaram em alargar os poderes da União Africana, em sintonia com a visão do presidente líbio Moammar Ghadafi de uns futuros Estados Unidos de África.

A resolução foi adoptada no final de uma maratona negocial entre os chefes de Estado africanos e simplificará a estrutura da União Africana, aumentando os poderes da Autoridade em matéria de defesa, diplomacia e comércio internacional.

A alteração terá de ser ratificada pelos 53 estados da União Africana.

União Europeia adverte Irão

Os Estados-membros da União Europeia convocaram os seus embaixadores em Teerão para protestar contra a detenção de dois funcionários da embaixada britânica que, segundo o chefe do Conselho dos Guardiães, vão ser levados a julgamento pela sua participação nas manifestações pós-presidenciais.

Em Bruxelas, os representantes aprovaram uma estratégia de resposta gradual às autoridades que, se Teerão não responder às exigências europeias, poderá levar à não concessão de vistos a responsáveis oficiais iranianos e mesmo a uma retirada prolongada dos embaixadores na capital iraniana.

Nas orações de sexta-feira, o ayatollah Ahmad Jannati, chefe do Conselho dos Guardiães, disse que os dois iranianos que trabalham na embaixada britânica confessaram ter instigado os protestos que seguiram ao anúncio da vitória eleitoral do Presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Americanos celebram o Dia da Independência

Muitos americanos iniciaram já as celebrações do dia de Independência dos Estados Unidos, um dia antes de 4 de Julho, tirando partido de um fim-de-semana mais longo.

Os bancos e escritórios federais encontram-se encerrados com redução de muitos serviços governamentais.

As cidades de Washington e de Nova Iorque encontram-se entre muitas cidades que vão, ainda este sábado, assistir a espectaculares sessões de fogo de artificio.

No entanto, muitas localidades de menor dimensão foram obrigadas a reduzir drásticamente as celebrações devido à crise económica.

Relacionados

XS
SM
MD
LG