Links de Acesso

Ghana: Combate a Medicamentos Falsos


O Ghana está a combater a venda, nos mercados nacionais, de falsos produtos medicamentosos ou de valor farmacêutico ultrapassado.

Um altifalante no topo de um camião estacionado no supermercado principal de Acra adverte os visitantes a fim de se acautelarem acerca da presença de indivíduos sem escrúpulos que tentam imitar o Dr.Alhaji Yakubu, autorizado a receber todo o género de pacientes.

No Ghana, até comerciantes de medicamentos sem valor reconhecido, são passíveis a escrutínios oficiais.

O Dr.Elias Sory, Director-Geral dos Serviços de Saúde do Ghana, afirma que o uso generalizado de produtos farmacêuticos sem efeitos antecipados, significa que muitos pacientes são forçados a esperar muito tempo para os cuidados médicos apropriados.

"Como profissional, quando desempenhava as funções de director distrital de saúde, constatei o fenómeno no sistema normal de saúde…quando comerciantes ambulantes, andavam pelas aldeias a vender medicamentos sem valor, matando pessoas…sendo essa a razão porque muitas vezes nos apresentam pacientes num estado muito avançado da doença…incapazes de responder a certos medicamentos prescritos".

Um dos vendedores ambulantes disse que os seus medicamentos curam a tensão alta, artrite, complicações renais, menopausas prematuras, doenças cardiovasculares e a infertilidade.

O Dr.Alex Dodoo, Presidente da Sociedade Farmacêutica e Pesquisador na Faculdade de Medicina da Universidade do Ghana, disse que os medicamentos de valor inferior que aparecem no mercado consistem, na generalidade, em produtos falsificados, ou em verdadeiros medicamentos, mas de valor ultrapassado ou impróprio.

"Produtos medicamentosos falsificados identificam-se, geralmente, pelo seu elevado volume ou altos preços no mercado…o que presentemente se aplica aos medicamentos anti-malária, terapias conjuntas, ou a artemisina…e outros medicamentos que…alem disso…se vendem em restaurantes e cantinas como afrodisíacos …sem prescrição médica e a preços muito elevados."

Por estas razões, a Sociedade Farmacêutica, o Ministério de Saúde e a Junta do Controlo dos Produtos Alimentares e Medicamentosos, trabalham em conjunto para a melhor regulamentação da venda de produtos medicamentosos importados ou de valor farmacêutico ultrapassado.

O Dr.Dodoo disse que quaisquer produtos do género que aparecem no mercado são sujeitos a cuidadosos exames de forma a dar aos responsáveis de saúde melhor compreensão da escala do problema, levantando, se necessário, processos legais apropriados aos responsáveis que põem em perigo, propositadamente, a saúde pública.

Relacionados

XS
SM
MD
LG