Links de Acesso

As Últimas de Washington


Avião Despenha-se no Oceano Índico

Um avião das linhas aéreas do Iémen com 153 pessoas a bordo despenhou-se no Oceano Índico ao largo das Ilhas Comores, tendo sobrevivido uma criança de cinco anos de idade.

O avião da Yemenia Air despenhou-se a uma e meia da noite de terça-feira (hora local) quando tentava aterrar em Moroni, na Grand Comore, a principal ilha do arquipélago.

Desconhece-se por enquanto as causas do acidente. Contudo, um funcionário da aviação civil iemenita disse que os ventos eram fortes na altura do desastre.

O aparelho a jacto, um Airbus 310, transportava 11 tripulantes e 142 passageiros, a maioria dos quais franceses e comorianos.

Tropas Americanas Deixam Cidades Iraquianas

Forças iraquianas assumiram hoje oficialmente o controlo de Bagdade e de outras cidades do Iraque, na sequência da retirada das tropas de combate americanas das áreas urbanas do país.

Numa cerimónia realizada na segunda-feira, o comandante militar americano em Bagdade, major-general Daniel Bolger, entregou ao seu homologo iraquiano as chaves do antigo edifício do Ministério da Defesa que serviu de quartel-general conjunto.

A retirada é parte do acordo de segurança entre os Estados Unidos e o Iraque que estabeleceu o prazo para a retirada de todas as tropas americanas do Iraque até ao final de 2011.

Talibãs Acabam Com Tréguas

Militantes Taliban na região tribal paquistanesa do Vaziristão do Norte, ao longo da fronteira afegã, anunciaram que abandonaram o período de tréguas com o governo.

Um porta-voz da facção militante local disse que os ataques aéreos dos Estados Unidos e as operações do exército paquistanês no Vaziristão do Norte e do Sul levaram o Taliban a terminar com o acordo de tréguas.

Entretanto, novas noticias nos Estados Unidos dão conta de que Washington e Islamabad aumentaram a partilha de informações secretas na ofensiva nas áreas tribais.

Derrubado Presidente das Honduras Quer Voltar Ao Pais

O derrubado presidente das Honduras, Manuel Zelaya, disse tencionar regressar ao pais na quinta-feira, quatro dias depois de ter sido preso e forçado a exilar-se pelos militares.

Zelaya afirmou segunda-feira numa reunião de líderes da América Latina na Nicarágua, que espera regressar ao pais na companhia do secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, José Insulza.

Soldados hondurenhos, actuando sob ordens do Supremo Tribunal, prenderam o presidente Zelaya e levaram-no para a Costa Rica. Os Estados Unidos e outros países condenaram a acção e disseram que Zelaya é o presidente democraticamente eleito das Honduras.

Na segunda-feira, forças de segurança hondurenhas confrontaram-se com mais de mil manifestantes na capital do país, Tegucigalpa, que protestavam contra o que chamaram de golpe de estado.

Ministro Da Defesa Israelita Esta Em Nova York

O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, esta em Nova York para conversações com o enviado espacial dos Estados Unidos ao Médio Oriente, o antigo senador George Mitchell, e o assunto dos colonatos judaicos devera estar no topo da agenda.

Os encontros de hoje ocorrem depois de notícias de que o governo israelita aprovou a construção de 50 novas casas de habitação na ocupada Margem Ocidental, desafiando o pedido dos Estados Unidos para parar a expansão dos colonatos.

Essas casas vão ser construídas no colonato de Adam, no norte de Jerusalém, e serão usadas para recolocar pessoas que vivem no posto avançado não autorizado de Migron.

Comboio Com Gás Descarrila na Itália

Na Itália, dois vagões transportando gás natural liquefeito descarrilaram e explodiram na estação dos caminhos-de-ferro da cidade de Viareggio matando pelo menos 14 pessoas e ferindo mais de 50 outras, algumas delas gravemente.

A explosão destruiu casas próximas da estação e queimaram os seus ocupantes enquanto dormiam. Cerca de 300 bombeiros combateram o inferno de chamas, enquanto prosseguem as buscas de quatro pessoas ainda desaparecidas.

Relacionados

XS
SM
MD
LG