Links de Acesso

Droga: Cabo Verde e Guiné-Bissau Vão Receber Ajuda Americana



A Guine Bissau e Cabo Verde vão no próximo ano receber ajuda Americana no combate ao tráfico de drogas.

Numa declaração escrita entregue ao senado o sub-secretário de estado assistente para assuntos africanos, Johnnie Carson afirmou que o departamento de estado tenciona gastar quase oito milhões de dólares em programas de ajuda para o combate ao tráfico de drogas na África Ocidental.

A Guine Bissau será o país que mais desses fundos vai receber, nomeadamente três milhões de dólares. Cabo Verde irá receber dois milhões de dólares. Esse dinheiro será usado para "desenvolver a capacidade" dos sectores policial e judicial no combate ao tráfico de drogas.

Por outro lado Carson anunciou que o departamento de estado tenciona gastar outros 42 milhões e 400 mil dólares em programas para fortalecer o primado da lei, governação e democracia nos países da África ocidental.

Carson não especificou contudo quantos desses fundos irão ser destinados à Guine Bissau ou Cabo verde.

O anúncio destes fundos surge numa altura em que aumentam as preocupações em Washington com o crescente tráfico de drogas provenientes da América latina com destino à Europa via África ocidental.

O possível envolvimento das redes de traficantes com grupos considerados terroristas e o enfraquecimento das instituições governamentais nos países dessa região africana são vistos pelas autoridades americanas como uma ameaça aos seus interesses na região.

A Guiné-Bissau é vista como um dos principais pontos fracos na cadeia de estados usados pelos traficantes. Johnnie Carson disse esta semana que a Guiné-Bissau era já considerada por alguns como o primeiro narco-estado da região e sublinhou a necessidade de haver fundos para os Estados Unidos abrirem um representação diplomática na capital guineense.

Mas nas suas declarações escritas entregues ao subcomité para África da comissão dos negócios estrangeiros do Senado, Carson elogiou Cabo Verde como um país estável e um aliado dos Estados Unidos.

Para o sub-secretário de estado aumentar a capacidade dos Estados Unidos seguirem o contrabando transatlântico e de desenvolver a capacidade regional africana de combate a esse tráfico pode ser um dos esforços mais produtivos e de menor custo.E isso pode ser feito através de parceiros como o governo de Cabo Verde.

Johnie Carsion disse que o governo de Cabo Verde tem "o potencial vasto de ser um parceiro transatlântico para actividades de interdição regional, como plataforma de colheita de informações e como 'facilitador' do dialogo com a Guine Bissau".

Cabo Verde disse Carson possui uma democracia forte e estável, uma localização estratégica, três aeroportos certificados como seguros pelo departamento de aviação federal dos Estados Unidos, um excelente historial de cooperação com o departamento de defesa, a NATO, a União Europeia e departamentos policiais da Europa.

Cabo Verde, acrescentou Carson tem tido sucesso em reduzir o trafico de drogas da América Latina. Normal 0 false false false EN-US ZH-CN X-NONE MicrosoftInternetExplorer4

A ministra da justiça de Cabo Verde reagiu às declaracoes norte-americanas sobre o seu país. Ela foi entrevistada pelo Nelson Herbert. Ouça a reacção.

XS
SM
MD
LG