Links de Acesso

Gripe Suína: Moçambique e S. Tomé Tomam Precauções


A Organização Mundial de Saúde declarou a gripe suína como uma pandemia. Isto após dados terem sido revelados de que já se registaram mais de trinta mil casos em 74 países do mundo

A companhia farmacêutica suíça "Novartis" anunciou ter produzido a primeira série de vacinas para se combater o vírus H1N1 da gripe suína.

A "Novartis" adiantou que os testes clínicos vão começar em Julho. Mais de 30 governos já pediram à "Novartis" para lhes fornecer a vacina da gripe suína.

Entretanto, a Organização Mundial da Saúde formará, na próxima semana, uma "equipa de choque" para enfrentar eventuais casos da gripe suína em Moçambique.

A equipa será constituída por quatro peritos de saúde, designadamente um médico, técnicos de laboratório, de vigilância epidemiológica e de enfermagem, disse um porta-voz do Ministério da Saúde (MISAU) de Moçambique, Leonardo Chavane.

Após a eclosão da doença, em Abril, as autoridades sanitárias do país apertaram as medidas de vigilância epidemiológica em todos os aeroportos internacionais de Moçambique.

Os quatro peritos que serão formados a partir da próxima semana deverão, posteriormente, ser formadores de pessoal de saúde espalhado pelas 11 províncias moçambicanas, que terão de estar dotados de técnicas de detecção de possíveis casos de pessoas contaminadas pela gripe A (H1N1).

Recentemente, a OMS forneceu mais de 30 mil doses de antivirais ao governo de Moçambique para fazer face aos prováveis casos de infecção da doença.

Entretanto, as autoridades sanitárias de Moçambique, país que faz fronteira com a África do Sul, Zimbabué, Malawi, Tanzânia, Suazilândia e Zâmbia, estão a levar a cabo uma campanha de informação para alertar a população sobre a pandemia.

Em São Tomé e Príncipe as autoridades fortalecem também as precauções conforme nos diz o Óscar Medeiros.

Relacionados

XS
SM
MD
LG