Os implicados na alegada tentativa de golpe de Estado na Guiné-Bissau ainda não foram entregues às autoridades judiciais, dizem notícias provenientes de Bissau.
Num comunicado divulgado sexta-feira em Bissau, o chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) interino, Zamora Induta, informou que "todos os implicados" seriam entregues à "justiça nas próximas horas".
Tanto os comunicados do Serviço de Informações de Estado, como do Estado-Maior General da Forças Armadas não especificam o número de detidos na alegada tentativa de golpe de Estado abortada, que provocou quatro mortos.
Os ex-ministros guineenses Hélder Proença e Baciro Dabó, este último candidato às próximas eleições presidenciais antecipadas, são duas das pessoas mortas.
Os dois ex-governantes, ambos próximos do Presidente "Nino" Vieira, assassinado a 02 de Março, foram abatidos a tiro em incidentes separados e, segundo um comunicado da Direcção-Geral da Informação do Estado, Hélder Proença liderava a tentativa de golpe "perpetrada por um auto denominado Alto Comando das Forças Republicanas para a Restauração".
Entretanto o presidente do Tribunal de Contas da Guiné-Bissau, Francisco Fadul, defendeu hoje a intervenção de uma força multinacional no país e afirmou não acreditar na "teoria da tentativa de golpe de Estado".
A capital guineense, Bissau, estava hoje calma sem notícias de tensão ou incidentes.
Paquistão: Bombista Suicida Ataca Central da Polícia
No Paquistão pelo menos dois polícias morreram e vários outros ficaram feridas quando um bombista suicida atacou uma central telefónica de emergência da polícia em Islamabad.
A polícia paquistanesa disse que o bombista se aproximou do edifício no Sábado e fez detonar os explosivos quando polícias abriram fogo.
O ataque é o último de uma série de ataques bombistas contra cidades paquistanesas que as autoridades afirmam estarem relacionados com a ofensiva militar contra os Taliban na parte noroeste do país.
Esta manhã dois destacados prisioneiros foram mortos num ataque à bomba e com armas ligeiras contra uma coluna militar que transportava presos.
Os dois presos que morreram foram identificados como sendo destacados dirigentes de um grupo militante islâmico.
Um soldado morreu e cinco outros ficaram feridos no ataque.
Assinalado Aniversário do DIA D
O presidente dos Estados Unidos Barack Obama, juntou-se ao presidente francês Nicolas Sarkozy e outros dirigentes para participar na Normandia nas cerimónias do 65 aniversário do chamado Dia D, a invasão aliada da França então ocupada pelo regime Nazi da Alemanha.
Falando nas cerimónias Obama disse que o Dia D representa um acontecimento em que apesar de diferenças houve uma unidade para se pôr termo ao que chamou do "mal" da ideologia Nazi.
Obama disse que a vitória dessa batalha resultou na libertação da Europa e a mudança do rumo da história do século Vinte.
Os primeiros-ministros da Grã-Bretanha e Canadá e veteranos da invasão participaram na cerimónia que ocorreu num cemitério de tropas americanas perto de uma das praias onde as tropas desembarcaram.
Mais de 150.000 soldados dos Estados Unidos, Canadá e da Comunidade britânica desembarcaram nas praias do norte da Franca a 6 de Junho de 1944 para ajudar a libertar a Europa dos Nazis.
Rebeldes Nigerianos Ameaçam Novos Ataques.
O principal grupo rebelde da Nigéria avisou os trabalhadores da indústria petrolífera para deixarem a região do Delta do Níger dentro de 72 horas para evitarem o que chamou de um "ataque iminente".
O Movimento para a Emancipação do Delta do Níger, MEND, emitiu o aviso numa declaração em que afirma ainda que vai atacar o que chama de companhias gananciosas que estão a reparar os oleodutos que foram anteriormente danificados.
O MEND afirma estar a lutar pela melhor redistribuição das riquezas do petróleo entre os povos da região. O governo descreve-os de criminosos.
Na Sexta-feira a organização rejeitou uma oferta de amnistia do presidente Umaru Yar'Adu.
O MEND disse que vai continuar a atacar até o governo corrigir o que chama de "injustiças" na região petrolífera.
Tsvangirai parte para Europa e EUA
O primeiro-ministro do Zimbabwe Morgan Tsvangirai disse que vai tentar pôr termo ao "isolamento" do seu país durante uma visita de três semanas à Europa e Estados Unidos.
Tsvangirai deixou Harare Sábado e vai deslocar se à Holanda, Grã-Bretanha, Suécia e Bélgica antes de se deslocar a Washington.
Por razões de segurança não foram fornecidos detalhes concretos das visitas.
Tsvangirai disse que espera poder convencer os seus anfitriões que o governo de unidade que ele chefia merece pelo menos o benefício da dúvida.
Governos ocidentais têm exigido reformas antes de recomeçarem a ajuda ao Zimbabwe e pediram também o afastamento do presidente Robert Mugabe.
Piratas Libertam Rebocador
Piratas somalis libertaram um rebocador nigeriano e a sua tripulação, dez meses após a sua captura.
Entidades oficiais disseram que o barco foi libertado na Sexta-feira.
Piratas capturaram o rebocador e a tripulação no Golfo de Aden a 4 de Agosto de 2008.
Desconhece-se se foi pago um resgate pela sua libertação. Os piratas somalis mantêm ainda em seu poder 14 navios e mais de 200 membros das suas tripulações.
México: Crianças Morrem em Incêndio
As autoridades mexicanas disseram que pelo menos 31 crianças morreram num incêndio num infantário no estado de Sonora.
O incêndio registou-se ontem na cidade de Hermosillo e as autoridades afirmam que as vítimas tinham menos de cinco anos de idade.
Um porta-voz do governo estadual disse que 25 crianças e cinco adultos foram hospitalizados. Alguns dos feridos mais graves foram transportados para hospitais nos Estados Unidos.
Pelo menos 100 crianças encontravam-se no infantário quando o incêndio se iniciou.