Links de Acesso

Guiné-Bissau: Alegados Golpistas Ainda Não Foram Entregues


Os implicados na alegada tentativa de golpe de Estado na Guiné-Bissau ainda não foram entregues às autoridades judiciais, dizem notícias provenientes de Bissau.

Num comunicado divulgado sexta-feira em Bissau, o chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) interino, Zamora Induta, informou que "todos os implicados" seriam entregues à "justiça nas próximas horas".

Tanto os comunicados do Serviço de Informações de Estado, como o Estado-Maior General da Forças Armadas não especificam o número de detidos na alegada tentativa de golpe de Estado abortada, que provocou quatro mortos.

Os ex-ministros guineenses Hélder Proença e Baciro Dabó, este último candidato às próximas eleições presidenciais antecipadas, são duas das pessoas mortas.

Os dois ex-governantes, ambos próximos do Presidente "Nino" Vieira, assassinado a 02 de Março, foram abatidos a tiro em incidentes separados e, segundo um comunicado da Direcção-Geral da Informação do Estado, Hélder Proença lideraaa a tentativa de golpe "perpetrada por um auto denominado Alto Comando das Forças Republicanas para a Restauração".

Entretanto o presidente do Tribunal de Contas da Guiné-Bissau, Francisco Fadul, defendeu hoje a intervenção de uma força multinacional no país e afirmou não acreditar na "teoria da tentativa de golpe de Estado".

O início da campanha eleitoral para as presidenciais estava marcado para hoje, mas foi adiado depois dos acontecimentos de sexta-feira.

A capital guineense, Bissau, estava hoje calma sem noticias de tensão ou incidentes.

Na sexta-feira, um comunicado dos Serviços de Informação de Estado da Guiné-Bissau informou que as forças de segurança abortaram uma alegada tentativa de golpe de Estado, que provocou a morte a quatro pessoas, entre as quais dois ex ministros guineenses, Hélder Proença e Baciro Dabó, e vários detidos.

Hélder Proença, antigo ministro da Defesa do país, foi indicado como alegado líder do grupo que tentou tomar o poder.

Baciro Dabó foi até Abril passado ministro da Administração Territorial e pediu suspensão de funções do governo para se candidatar às presidenciais de 28 de Junho.

XS
SM
MD
LG