Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


Morreu Luís Cabral

Morreu em Lisboa o primeiro presidente da Guiné-Bissau, Luís Cabral.

O primeiro presidente da República da Guiné-Bissau foi deposto a 14 de Novembro de 1980 num golpe de Estado liderado pelo ex presidente "Nino" Vieira, assassinado no passado 02 de Março na sua casa, em Bissau.

Cabral, será sepultado terça-feira em Lisboa, disse o ministro da Energia do país e porta-voz do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, Óscar Barbosa.

O porta-voz disse que o corpo de Luís Cabral será posteriormente trasladado para a Guiné-Bissau

O governo da Guiné-Bissau decretou três dias de luto nacional pela morte de Cabral.

Explosões em Base da Renamo

Notícias publicadas no Maputo afirmam que uma série de grandes explosões abalou a antiga principal base guerrilheira do partido moçambicano Renamo em Manringué na província de Sofala.

As explosões de grandes proporções duraram mais de três horas mas não há notícias de vítimas.

Contudo um comandante da Renamo foi citado pela agência de notícias Associated Press como tendo dito que se desconhece o paradeiro de alguns membros da Renamo

As explosões ocorreram na Quarta-feira mas só foram noticiadas este fim-de-semana.

Nimeiri foi a enterrar

Milhares de sudaneses participaram no funeral de estado do antigo presidente Jaafar Nimeiri

Nimeiri que subiu ao poder no Sudão em 1969 num golpe de estado esteve no poder 16 anos até ser afastado num outro golpe. O actual presidente Omar al Bashir participou nas cerimónias fúnebres.

Palestinianos combatem entre si

Entidades oficiais palestinianas disseram que seis pessoas morreram em combates entre forças leais ao Presidente Mahmoud Abbas e militantes do Hamas na Margem Ocidental do rio Jordão.

A violência eclodiu Domingo quando a polícia palestiniana do governo de Abbas iniciou uma busca numa casa na cidade de Qalqilia para prender dois destacados militantes do Hamas.

O tiroteio que eclodiu durou várias horas. Os dois militantes, uma terceira pessoa na casa e três polícias morreram nos combates.

Um dos militantes era um dos líderes da ala armada do Hamas procurado pelas autoridades israelitas.

Na faixa de Gaza militantes do Hamas prometeram vingança acusando as forças de Abbas de actuarem como agentes de Israel.

Israel Leva a Cabo Exercício de Defesa Civil

Em Israel está a desenrolar-se o maior exercício de sempre de defesa civil para preparar a população civil, soldados e o governo contra um possível ataque de mísseis por parte dos seus inimigos na região.

Durante o exercício de cinco dias vão ser simulados ataques contra cidades israelitas envolvendo mísseis convencionais e não convencionais.

A população civil recebeu ordens para se deslocar para abrigos quando soarem alarmes de ataques.

O primeiro ministro israelita Benjamin Netanyauh descreveu o exercício com sendo de rotina.

Paquistão: Situação no Vale de Swat é alarmante

A Cruz Vermelha terminou a sua primeira avaliação das necessidades humanitárias no Vale de Swat no Paquistão afirmando que a situação é alarmante.

A Cruz Vermelha Internacional disse estar profundamente preocupada com a situação dos civis em Swat onde o exercito do Paquistão está a levar a cabo uma ofensiva contra militantes Taliban.

Um porta-voz da cruz vermelha disse haver falta de alimentos, água, electricidade e combustível.

O secretário de defesa do Paquistão Syed Athar Ali disse entretanto que tropas governamentais vão completar as suas operações contra os combatentes Taliban no Vale de Swat e zonas vizinhas dentro dos próximos dois ou três dias.

Estados Unidos e Cuba recomeçam Negociações

Os Estados Unidos e Cuba concordaram em recomeçar negociações sobre a emigração legal e o contrabando de seres humanos entre os dois países.

Uma destacada entidade oficial do Departamento de Estado disse que Cuba concordou ontem numa proposta de negociações sobre a emigração. A última vez que esta questão foi abordada entre os dois países foi em 2003.

A mesma fonte disse que os dois governos concordaram também em negociações sobre esforços conjuntos para se combater o tráfico de drogas.

Os dois países planeiam também retomar o serviço de correios entre si. Todo o correio entre Cuba e os Estados Unidos tem que ser enviado via um terceiro país.

XS
SM
MD
LG