Tropas da Coreia do Sul e dos EUA encontram-se em estado de alerta elevado, desde quinta-feira, na Península coreana, o mais alto desde 2006. A decisão de aumentar o estado de prontidão foi tomada depois da Coreia do Norte ter efectuado testes nucleares e de ter anunciado que abandonou o tratado de paz celebrado de 1953, que pôs fim à Guerra da Coreia, em que os EUA participaram.
Funcionários do sector da Defesa disseram que o comando combinado das forças americano-sul-coreanas aumentou o seu nível de alerta em relação à Coreia do Norte, passando do nível três para o nível dois.
O comando da ONU na Coreia do Sul, sob liderança americana, afirmou, no entanto, que o armistício celebrado há mais de cinquenta anos continua a vigor para todas as partes envolvidas, incluindo para a Coreia do Norte.
O porta-voz do MNE da Rússia disse hoje, em Moscovo, que se não opõe aos esforços do Conselho de Segurança da ONU para aprovar uma nova resolução sobre a Coreia do Norte, mas admitiu que o Kremlin se opõe, no entanto, à linguagem das sanções colocadas na mesa para aprovação.
O Conselho de Segurança da ONU planeia uma reunião para esta sexta-feira, mas não se espera um acordo sobre as resoluções antes da próxima semana.
Novos Atentados no Paquistão
As autoridades paquistanesas anunciaram terem sido registados dois atentados bombistas, esta quinta-feira, na cidade de Peshwar, no nordeste do país. Foram mortas, pelo menos, dez pessoas e ficaram feridas 70.
A polícia adianta que uma das duas bombas foi colocada numa motocicleta que explodiu num mercado ao ar livre em Peshwar. Seguiu-se uma batalha campal entre a polícia e militantes, que resultou na morte de dois elementos rebeldes.
O segundo atentado foi levado a cabo por um bombista suicida num posto de controlo, nos arredores da cidade de Peshwar, matando cinco polícias.
Estes dois atentados ocorrem um dia depois de ataques reivindicados pelos talibãs na cidade de Lahore, onde, ontem, morreram 23 pessoas e 300 ficaram feridas.
Israel Rejeita Pedido Americano
Israel rejeitou o mais recente pedido dos Estados Unidos para suspender a construção de todos os colonatos na Margem Ocidental.
O porta-voz do governo israelita, Mark Regev, disse que Israel ira submeter-se a sua promessa de desmantelar postos avançados não autorizados e não construir novos colonatos. Mas acrescentou que deve ser autorizada a continuação da construção nos colonatos existentes para acomodar o crescimento da população.
Regev respondia a comentários feitos pela Secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, de que os Estados Unidos querem que Israel pare de expandir os colonatos, sem excepção.
Entretanto, o presidente Barack Obama recebeu, ontem, na Casa Branca o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas.
Turquia Ataca no Norte do Iraque
Fontes militares turcas afirmam que os seus aviões atacaram alvos rebeldes ao norte do Iraque, na sequência da explosão de uma mina que matou seis soldados turcos, ferindo oito outros.
Fontes de segurança afirmam que os bombardeiros turcos atingiram objectivos rebeldes na região iraquiana de Avasin-Basyan, quinta-feira.
Anteriormente, um veículo militar atingiu uma mina numa estrada da Província de Hakkari, na Turquia, uma região de maioria curda, perto da fronteira com o Iraque.
As autoridades oficiais turcas suspeitam que a mina tenha sido colocada pelos apoiantes do PKK, Partido dos Trabalhadores do Curdistão.
Numa notícia separada, as autoridades turcas detiveram cerca de 30 pessoas numa nova ofensiva através do país, suspeitas de ligações com os rebeldes curdos do PKK, figurando entre os detidos, professores e membros sindicais.
Os rebeldes separatistas do PKK tem estado a lutar pela autonomia da província a sudeste da Turquia há mais de 25 anos.
Honduras: Tremor de Terra Mata Cinco
Um forte tremor de terra sacudiu, na quinta-feira, o litoral das Honduras, matando cinco pessoas e levando residentes amedrontados a fugirem para as ruas naquele país da América Central.
O Instituto Geológico dos Estados Unidos informou que o tremor de 7,1 graus de magnitude ocorreu a cerca de 60 quilómetros a nordeste da ilha turística hondurenha de Roatan.
O instituto acrescentou que o tremor de terra se registou a uma profundidade de 10 quilómetros e que teve o seu epicentro a 130 quilómetros a norte da cidade costeira de La Ceiba.
O abalo destruiu uma serie de casas e causou cortes de energia em algumas áreas das Honduras.
Habré Aguarda Julgamento no Senegal
O Tribunal Penal Internacional aceitou a garantia do Senegal de que irá manter o antigo presidente do Chade, Hissene Habré, sob regime de prisão domiciliária, enquanto este aguarda julgamento por alegados abusos dos direitos humanos. Um inquérito realizado no Chade chegou a conclusão de que Habré terá sido responsável por 40 mil mortes por motivação política, durante os oito anos em que foi presidente daquele país. Habré tem vivido no Senegal desde que foi afastado do poder, em 1990.
Quénia: Embaixada Norueguesa Evacuada
A Embaixada da Noruega na capital do Quénia, Nairobi, reforçou a segurança depois de ter recebido uma ameaça de bomba através de um e-mail, tendo inclusive evacuado o seu pessoal durante várias horas.
A mensagem, enviado por um grupo auto-denominado de "Guerreiros Bravos", acusava a Noruega de apoiar uma pretensão queniana de reclamar parte da costa somali para a exploração de petróleo.
Ameaças separadas foram enviadas também por e-mail aos dois maiores jornais quenianos, o "Standard" e o "Nation", que foram acusados de serem "inimigos do Islão".
O Quénia sofreu dois grandes atentados terroristas no passado. Em 1998, operacionais da al-Qaida bombardearam a Embaixada dos Estados Unidos em Nairobi, matando mais de 200 pessoas, e em 2002, atacantes mataram 15 pessoas num hotel propriedade de um israelita na cidade de Mombaça.
Polémica sobre a SIDA na Suazilândia
Na Suazilândia, um político pediu publicamente desculpas por ter sugerido que as pessoas infectadas com o vírus HIV deveriam ser marcadas com um ferro em brasa nas nádegas para se travar a transmissão da SIDA.
Falando a jornalistas, em Joanesburgo, na quinta-feira, Timothy Myeni, membro do parlamento da Suazilândia, disse ter feito uma pergunta e não uma proposta. E disse pedir muitas desculpas por quaisquer danos que tenha causado.
A Suazilândia é o país do mundo com a mais elevada taxa de prevalência de SIDA.