Links de Acesso

Agricultura, Motor da Economia em África


Um novo relatório elaborado conjuntamente pelas Nações Unidas e a União Africana apela por um forte impulso na agricultura para promover o desenvolvimento económico em África.

O relatório afirma que a crise económica global e a prevista longa recessão irão atingir duramente as economias africanas. Economistas dizem que a crise financeira já resultou numa menor procura das exportações de África e num forte declínio nos preços das mercadorias.

O relatório nota que todos os grandes países industrializados adoptaram pacotes de estímulo económico. Injectaram biliões de dólares nas suas economias para segurar empresas em dificuldades e aumentar a procura de bens e serviços.

Mas a economista Halima Noor Abdi, da Comissão Económica para África das Nações Unidas, disse que os países africanos não possuem os recursos para suportar as suas economias.

"As implicações para África são actualmente muito claras. Quando a recessão ou a crise financeira global começaram, as pessoas pensavam que pelo facto da África não estar integrada nos mercados financeiros mundiais, elas não iriam ter impacto no continente. Mas descobriram agora que a crise financeira se tornou numa crise económica, que actualmente esta a ter impacto em África de várias formas. A nossa parte do comércio mundial, está a ir abaixo. "

Para além disso, Noor Abdi disse que irá haver um declínio nos influxos de capitais para África, incluindo investimentos directos, ajudas financeiras e remessas de imigrantes. Acrescentou que muitos africanos que vivem no estrangeiro poderão perder os seus empregos, ficando assim com menos dinheiro para mandarem para as suas famílias.

O relatório chama a especial atenção para a agricultura como uma forma de promover o desenvolvimento económico. A economista Halima Noor Abdi afirmou que isso faz sentido, pois oferece grandes perspectivas de criação de empregos, aumenta as receitas e gera a procura de produtos agrícolas e não agrícolas processados, estimulando dessa forma o desenvolvimento e o crescimento nos sectores de indústrias e serviços.

XS
SM
MD
LG