Links de Acesso

O Perfil do Parlamento Moçambicano


Há quem diga que a democracia parlamentar é algo que em países em desenvolvimento não tem cabimento. É aquilo que um analista descreveu de um luxo a ser consumido antes de tempo.

Moçambique é um dos países mais pobres do mundo. Tem uma democracia parlamentar.

Com o principal partido da oposição a atravessar um momento de crise com dissidências internas e expulsões há quem sinta que isso poderá ser causa de preocupação para o futuro da democracia em Moçambique.

Elizabete Azevedo do Centro de Investigação da Democracia em África, do departamento de estudos políticos da Universidade do Cabo na África do Sul acaba de publicar um estudo titulado "O Perfil do Parlamento e Deputado Moçambicano" em que se conclui também que a presença dos lideres dos dois partidos no parlamento poderia contribuir para a consolidação da democracia.

Esse estudo esta dividido em três aspectos principais, nomeadamente a capacidade do parlamento em termos da própria constituição, o que pensam os lideres opinião publica sobre o parlamento e o que pensam os deputados deles próprios e do parlamento.

Numa conversa com Elizabete Azevedo ficamos a saber que nesses dois últimos capítulos – a opinião sobre o parlamento – os resultados foram surpreendentes:

Ouça as declarações de Elizabete Azevedo transmitidas no nosso programa Temas e Debates

XS
SM
MD
LG