No Paquistão, as forças governamentais continuam a sua ofensiva contra os rebeldes talibãs no Vale de Swat no noroeste do país.
O porta-voz do exército o general Athar Abbas, afirmou que as suas forças estão agora na localidade de Mingora, o novo centro de confrontação com os talibãs.
Abbas acrescentou que durante os últimos confrontos foram mortos 17 militantes incluindo um dos seus comandantes.
Reconheceu no entanto que a operação estava a desenrolar-se de um modo muito lento acrescentando que temia que os rebeldes usassem reféns feitos em Mingora como escudos humanos.
Índia exige que Paquistão trave terroristas
O novo governo da Índia exigiu que o Paquistão desenvolva acções dignas de crédito contra os terroristas que se encontrariam alegadamente em território paquistanês.
Discursando hoje em Nova Deli, o primeiro-ministro indiano S. M. Krishna afirmou que o seu país estava disposto a estender a mão ao Paquistão em paz e amizade, mas apenas se o país vizinho desmantelasse o que considerou como infra-estrutura do terrorismo.
A Índia afirma que dispõe de provas de que agentes paquistaneses ajudaram a planear os ataques terroristas de Novembro passado em Bombaim que fizeram 166 mortos.
No Nepal, o parlamento escolheu um comunista moderado para o cargo de primeiro-ministro numa tentativa para por termo a várias semanas de agitação política.
A eleição de Madhav Kumar Nepal foi efectuada sem oposição e verificou-se poucas horas depois da explosão de uma bomba num templo a sul da capital que provocou a morte de 2 pessoas.
O novo primeiro-ministro nepalês lidera um dos vários partidos comunistas do país e substitui o líder maoista Pushpa Dahal que se demitiu este mês por causa da divergências com o presidente do Nepal.
Somália: novos confrontos matam 45 pessoas
Na Somália prosseguiram hoje na capital Mogadíscio os combates entre forças governamentais e os rebeldes islâmicos. Pelo menos 45 pessoas morreram nos confrontos e outras 180 ficaram feridas.
Entretanto muitas pessoas continuaram a fugir de Mogadíscio estimando-se que cerca de 50 mil pessoas já tenham deixado a capital nestas últimas semanas.
Enquanto isso a União Africana apelou às Nações Unidas para que aprovem sanções contra a Eritreia acusada de armar e financiar os rebeldes islâmicos na Somália.
O governo eritreu nega contudo tais acusações dizendo que é vítima de uma conspiração internacional.
Moscovo reforça laços com Médio Oriente
O ministro russo dos negócios estrangeiros, Sergei Lavrov, inicia hoje um périplo de 3 dias pelo Médio Oriente.
Lavrov participará hoje numa reunião na capital síria da Organização da Conferência Islâmica na qual a Rússia dispõe do estatuto de observadora.
Durante a sua presença em Damasco, Lavrov reúne-se também com o presidente Bashar al-Assad e com outras entidades oficiais sírias.
O chefe da diplomacia russa completa o seu périplo pela região na segunda-feira com uma escala no Líbano.
Vai-e-vem "Atlantis" com regresso adiado
A agência especial Americana, NASA, afirmou que as más condições atmosféricas na Florida atrasaram os planos para o regresso este sábado do vai-e-vem espacial "Atlantis".
A NASA planeia agora o regresso no domingo com aterragem na Florida ou na Califórnia. A "Atlantis" dispõe de autonomia para manter-se em órbita até segunda-feira.
A agência espacial americana prefere que a nave aterre na sua base de Cabo Canaveral na Florida. De facto, se for obrigada a aterrar na Califórnia terá depois que ser transportada para a Florida, uma operação bastante dispendiosa.
Presidente Obama promete apoio aos militares
O presidente Americano Barack Obama prometeu fazer tudo quanto possivel para apoiar os membros das forças armadas americnas e as suas respectivas famílias.
Obama fez tal declaração por ocasião do Memorial Day , o feriado da próxima segunda-feira no qual os americanos recordam anualmente os seus compatriotas mortos em guerra.
O presidente americano acrescentou ainda que só enviará soldados para o campo de batalha quando tal for necessário e que iria garantir que eles dispusessem do treino e dos equipamentos necessários para cumprirem as suas missões.