Links de Acesso

Netanyauh Avisa: Programa Nuclear Iraniano  “Perigo Para Todos”


O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyauh prosseguiu a sua visita aos Estados Unidos tendo reiterado a sua preocupação com o programa nuclear iraniano.

Netanyauh deslocou-se ao Congresso onde se avistou com membros do influente Comité de Relaçoes Externas do Senado e depois com a presidente da Camara dos Representantes Nancy Pelosi e com o líder da minoria Republicana nessa Camara John Boehner.

Netanyauh disse que o programa nuclear iraniano "é um perigo para todos nós".

Na Segunda-feira o presidente dos Etados Unidos Barack Obama e o primeiro ministro israelita concordaram na necessidade de se recomeçar as conversações de paz israelo palestinianas e em fazer face à ameaça causada pelo programa nuclear iraniano.

Antes da reunião de Segunda-feira analistas tinham especulado sobre se poderia haver uma confrontação publica entre o presidente Obama e o primeiro-ministro Netanyauh sobre as suas prioridades. Obama tem estado centrado no recomeço das negociações enquanto Netanyauh tem dado ênfase à ameaça nuclear iraniana. Mas falando aos órgãos de informação após uma reunião de duas horas ambos os dirigentes fizeram notar a importância de ambas as questões para a paz e segurança. Netanyauh disse estar pronto a recomeçar negociações com os palestinianos.

Mas Netanyauh tornou claro que qualquer acordo depende dos palestinianos aceitarem o direito de Israel existir enquanto estado judaico e também o direito de Israel se defender. Netanyauh não deu o seu acordo à criação de um estado palestiniano afirmando apenas que Israel não quer governar os palestinianos.

Por seu turno Obama disse esperar uma resposta positiva das suas iniciativas di0lomaticas com o irão para este pais pôr termo ao seu programa nuclear.

Obama disse que os Estados Unidos querem que o Irão se integre na comunidade mundial mas assegurou Israel que essas negociações não se realizarão por um tempo ilimitado

"Como já disse penso que até ao final do ano teremos um senso se estas negociações estão ou não a ter resultados benéficos, se estamos a ver iniciativas serias por parte dos iranianos" disse o Presidente Obama

O chefe do governo israelita disse que a ameaça comum representada pelo programa nuclear iraniano para a toda a região poderá levar a uma oportunidade de cooperação entre Israel e os estados árabes.

"Nos meus 59 anos, na vida do estado judaico, nunca houve um período em que árabes e israelitas vêm uma ameaça comum tal como acontece hoje e também uma ocasião para se trabalhar em conjunto para a paz defendendo- nos simultaneamente contra a ameaça comum" disse o chefe do governo israelita

Na próxima semana o presidente Obama vai continuar a sua ofensiva diplomática no médio oriente recebendo na Casa Branca o presidente egípcio Hosni Mubarak e o presidente da autoridade palestiniano Mahmoud Abbas.

Relacionados

XS
SM
MD
LG