Links de Acesso

Últimas de Washington


Na Birmânia, o advogado da líder pro-democracia Aung San Suu Kyi afirmou que a sua cliente foi levada para uma penitenciária de Rangoon acusada de ter violado os termos da sua prisão domiciliária.

As acusações baseiam-se no incidente durante o qual um americano atravessou a nado o lago junto à casa de Aung San Suu Kyi escondendo-se depois na sua residência.

O advogado considerou o indivíduo como um louco e disse que ele seria processado por ter entrado numa zona restrita. O julgamento de Aung San Suu Kyi começa na segunda-feira e poderá ser condenada a uma pena até 5 anos de prisão. A prémio Nobel da paz passou 13 dos últimos 19 anos sob prisão domiciliária.

Papa Bento XVI reúne-se com líder israelita


No prosseguimento do seu périplo pelo Médio Oriente, o papa Bento XVI reuniu-se hoje na Nazaré com o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu.

Ontem, o papa tinha reiterado o seu empenhamento na criação de uma nação palestiniana soberana, uma posição contrária à da actual administração israelita que ainda não abraçou a ideia de um estado palestiniano independente.

Entretanto dezenas de milhar de peregrinos aguardavam o papa na cidade da Nazaré onde Bento XVI celebrou missa. Durante a missa, o papa apelou aos cristãos e aos muçulmanos para rejeitarem o ódio e os preconceitos e encontrarem modos de conseguirem uma coexistência pacífica.

Nigéria: militantes fazem reféns


Na Nigéria o principal grupo militante indicou que um dos grupos que lhe estão associados capturou uma embarcação na região do Delta do Níger, mantendo refém os 15 membros da tripulação.

O Movimento para a Emancipação do Delta do Níger reivindicou num mensagem de correio electrónico que o "MV Spirit" foi desviado quarta-feira.

Um porta-voz militar confirmou a agência de notícias "France Press" que um cargueiro e a respectiva tripulação tinham sido sequestrados, mas não identificou a embarcação ou o número e as nacionalidades dos membros da tripulação.

Somália: combates junto ao palácio presidencial

Na Somália rebeldes islâmicos e forças pro-governamentais continuam envolvidas em combates na zona perto do palácio presidencial em Mogadíscio.

Testemunhas oculares disseram que três pessoas morreram como resultado do disparo de morteiros.

A Cruz Vermelha Internacional disse que os combates dos últimos dias já causaram a morte de dezenas de pessoas e que mais de 400 ficaram feridas na sua maior parte civis.

Zimbabué: polícia detém advogado dos direitos humanos

A polícia do Zimbabué deteve hoje um proeminente defensor dos direitos humanos, o advogado Alex Muchadehama, quando ele estava a tentar conseguir a libertação de 3 prisioneiros políticos.

Alex Muchadehama foi detido junto a um tribunal de Harare onde se tinha deslocado para tentar obter a libertação de 3 prisioneiros políticos que se encontravam a convalescer no hospital depois de terem sido raptados e alegadamente torturados no ano passado.

Em declarações à VOA, Muchadehama afirmou que a polícia o acusou de obstrução da justiça depois de ter tentado libertar os 3 prisioneiros através da emissão de uma ordem de soltura emitida por uma assistente judicial do tribunal.

Coreia do Norte: jornalistas americanas vão a tribunal

A Coreia do Norte indicou que vai apresentar no próximo mês atribunal duas jornalistas dos Estados Unidos sob a acusação de entrada ilegal no país o que classifica como actos hostis.

As duas jovens repórteres foram capturadas em Marco passado próximo da fronteira da Coreia do Norte com a China, e a agência de notícias estatal precisa que o julgamento vai ter inicio no dia quatro de Junho.

As duas jovens estavam a preparar um documentário sobre as dificuldades enfrentadas pelos refugiados norte coreanos na China, em particular as mulheres.





XS
SM
MD
LG