Links de Acesso

Moçambique: “Sabotadores” de Cahora Bassa Transferidos


Os quatro alegados sabotadores da barragem de Cahora Bassa foram hoje transferidos para a cidade de Tete, confirmou à Voz da América a mulher de um dos detidos.

Friederike Ritschl, mulher de Georg Ritschl, disse que oadvogado dos quatro detidos Herminio Nhantumbo prevê que o mais cedo que os detidos possam ser apresentados a um juiz será na próxima semana.

A transferência dos presos do Songo para Tete dá-se ao mesmo tempo que as autoridades parece terem agora abandonado a teoria de uma alegada conspiração para sabotar a barragem preferindo acusações menos sinistras

O jornal moçambicano Media Fax afirmou Sexta-feira que a polícia na vila do Songo para onde foram inicialmente levados os presos afirmou que os quatros estrangeiros iriam ser acusados de navegarem a albufeira de Cahora Bassa sem autorização e lançarem produtos químicos para a agua que pode pôr em perigo a vida animal e a saúde de pessoas.

Anteriormente um porta-voz da polícia tinha afirmado que os produtos podiam correr e danificar a barragem.

Esta mudança de atitude segue-se a uma onda de incredulidade face às iniciais alegações, incredulidade essa publicada em diversos jornais moçambicanos e pela própria gerência da barragem que disse nunca ter sido informada pelas autoridades de uma conspiração para sabotar Cahora Bassa.

O presidente do conselho de administração da barragem Paulo Muxanga disse que esta está trabalhar normalmente e que continua sem receber qualquer informação sobre a alegada conspiração.

Os quatro detidos pertencem a um grupo chamado Orgonise África que acredita que uma forma de energia que chamam de orgono é responsável pelo equilíbrio da natureza e da saúde. Para restabelecer esse equilíbrio há um produto que chamam de orgonite que é formado por resina e alumínio. Seria esse produto que eles teriam deitado ao rio para elevar as energias positivas no país.

A oficiosa agência de informação de Moçambique disse que o único dano causado por estas teorias é à credibilidade daqueles que a propagam. Orgonite, disse a agência, não tem capacidade para destruir barragens ou qualquer outra coisa no mundo.

Fim

XS
SM
MD
LG